POLÊMICA: o que diz a LEI sobre EMENDAS DE FERIADO?
Data emendada pós-feriado é sempre comemorada; porém nem sempre obrigatória
Os feriados com certeza são as datas favoritas dos brasileiros no ano, fazendo com que todos aproveitem a oportunidade de viajar com seus entes queridos e amigos.
No entanto, a oportunidade de emendar os feriadões geralmente é algo que agrada e muito o grande público, que não quer perder de jeito nenhum a oportunidade de descansar por mais um dia na semana.
No entanto, a lei diz que as empresas não são obrigadas a concederem o dia de folga para o empregado, mas sim negociarem com o mesmo.
Pode ser exigida uma jornada de horas normalizada, assim como compensação, desconto de banco de horários e outras formas de adaptação mais.
Como o ponto facultativo é considerado um dia normal, o trabalhador só tem direito a um pagamento maior se cumprir horas extras fora de seu horário de trabalho. Ou seja, caso a empresa decida pelo expediente, ela terá o direito de fazer isso normalmente.
Ao menos em São Luiz, a história é diferente. O dia de setembro é considerado feriado por ser o dia da fundação da cidade. Um dos únicos governos a adotar o ponto facultativo, por sua vez, é o da Paraíba.
Já o Ministério da Economia não declara nenhum dia como ponto facultativo, seja no dia 06 ou no dia 08. Porém, o expediente no Governo Federal acabou na quarta-feira, às 17h, e só será retomado na segunda-feira.
Feriado impulsiona turismo
Os feriados prolongados impulsionam o turismo de diversas cidades, que recebem muitos turistas que querem desafogar da cansativa rotina profissional.
Um exemplo é Petrópolis, icônica cidade imperial no Rio de Janeiro. Ela é constantemente visitada.
“Com seu apelo histórico de Cidade Imperial, associada ao seu entorno de municípios que concentram uma diversidade de experiências, seja na gastronomia ou atividades na natureza de montanha e rios, atrai viajantes do estado do Rio, principalmente, para aproveitar o recesso dos feriados nesse segundo semestre”, declarou Fabrício Granito, que é CEO do HEL Ecossistema.
O hoteleiro disse que a cidade deve aproveitar bastante os feriados durante o resto do ano de 2023.
“Petrópolis deve aproveitar ao máximo suas potencialidades. Demonstrar que é capaz de oferecer bons serviços e experiências. O turista mais exigente vai sempre estar atento às avaliações prévias do estabelecimento e oferecer bem-estar e qualidade no atendimento faz toda a diferença para atrair o hóspede”, afirmou Granito.
Ele também prossegue afirmando que o turismo é capaz de impulsionar a cidade imperial e suas atividades:
“o turismo é um fator primordial para cidades com potencial e deve ser visto com muita seriedade pelos governantes porque é a principal fonte de receitas e divisas, contribuindo para o crescimento da cidade e geração de mais empregos”, concluiu em entrevista para o Diário de Petrópolis.
E você, viajou neste feriadão? Trabalhou? O importante é se divertir da melhor forma com aqueles que você ama, não é mesmo? Porém, um feriado é sempre bem-vindo, não é mesmo?
O próximo feriado é de Nossa Senhora Aparecida, no dia 12 de outubro, uma terça-feira. Será que vão emendar a segunda?