Este PAÍS quer MUDAR DE NOME e você vai entender tudo
Discordância política tem levantado a ideia da mudança de nome do país; oposição é contra
Um dos países mais populares e populosos do mundo surgiu com uma ideia surpreendente: mudar o próprio nome.
A novidade inclusive já foi até colocada em pauta para uma importante reunião de países.
Mas, por que será que um país toma uma decisão tão extrema e significativa?
Acompanhe a matéria a seguir e descubra!
País estará no encontro do G20
No próximo sábado, dia 9, se inicia o encontro de líderes de governos que fazem parte do grupo de maiorias economias do mundo, o G20.
A organização é composta por África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia.
O evento, chamado de 18ª Cúpula de chefes de Estado e governo do G20, terá como convidados mais nove países e organizações internacionais e irá acontecer na cidade de Nova Delhi, localizada na Índia.
Bem, esse é o nome que atualmente designa o país, contudo talvez não por muito tempo. Isso porque existe um projeto de mudar o nome do local.
Segundo a rede de televisão News18, deputados que dominam o Legislativo do país podem apresentar uma resolução para dar proeminência ao uso oficial para outro nome a ele. Tal informação foi dada por fontes governantais anônimas.
Fato é que, no convite do jantar, o primeiro-ministro indiano Narendra Modi já até fez a mudança para a palavra em sânscrito que pretende-se utilizar para renomear a atual Índia.
Mudança de nome tem significado político
Não é à toa que o primeiro-ministro e seu partido político querem fazer a alteração do nome do país.
Segundo aqueles que são a favor da mudança, a palavra Índia foi uma imposição britânica, advinda do período colonial.
Vale lembrar que o país asiático foi colônia da Inglaterra por cerca de 200 anos, tendo declarada sua independência somente em meados do século passado, em 1947.
Desta forma, o partido BJP, ao qual o primeiro-ministro faz parte, tem feito mudanças dos nomes de locais onde está no poder e pretende fazer o mesmo com a denominação do país.
O referido partido quer adotar a palavra Bharat como novo nome da nação. Trata-se de um vocábulo em sânscrito, que já constava em textos hindus antigos e que significa Índia em hindi.
A saber, o partido favorável à tal mudança tem a palavra Bharat em seu próprio nome, visto que a sigla BJP significa Bharatiya Janata Party.
Com relação à oposição de Narendra Modi, ela é contra alterar o nome do país. Inclusive, a palavra INDIA é adotada pela aliança de partidos de oposição, contudo representando a sigla em inglês para Aliança Inclusiva de Desenvolvimento Nacional Indiano.
O encontro do G20 acontecerá nos dias 9 e 10 de setembro. Nele, também será repassada a presidência do evento para o ano que vem, que deverá ser realizado no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.