Ração para gatos castrados: tudo o que você precisa saber sobre a alimentação para essa fase da vida do felino
No texto de hoje, falaremos sobre ração para gatos castrados. É muito comum que os cuidadores de gatos escolham a castração como um caminho para evitar a prenhez, comportamentos de fuga e alterações de saúde. Entretanto, os cuidados não podem acabar depois do procedimento. Na verdade, é neste momento que você deve se preocupar e tomar algumas decisões, em conjunto com o médico-veterinário, para garantir a saúde do seu bichano.
Existem alguns passos que visam contribuir para que o seu gato castrado tenha uma vida saudável. Dentre eles, estão a compra de uma ração para gatos castrados, desenvolvida especialmente para a vida do felino após o procedimento, e o investimento em brinquedos para entretenimento dos pets.
Mas por que essas ações devem ser tomadas? O que pode acontecer com o seu amiguinho felino após a castração? Bem, continue esta leitura e entenda os motivos por trás destas pequenas ações com a ração para gatos castrados para a saúde do seu gatinho.
Ração para gatos castrados: nutrição adequada para essa nova etapa
Você sabia que, por conta da castração, alguns gatos podem desenvolver alguns problemas de saúde? Essas condições podem se dar, principalmente, pelo ganho de peso. Mas, para explicar o porquê de isso acontecer, precisamos explicar um pouquinho mais sobre como os felinos ficam depois da castração.
É muito comum que, após o procedimento, os gatos tornem-se mais sedentários. Com a redução dos hormônios, os bichanos diminuem as “saidinhas” de casa e aumentam o seu apetite, estando mais predispostos ao ganho de peso. Além disso, os felinos, naturalmente, necessitam de um cuidado especial com o trato urinário.
O excesso de peso, decorrente do acúmulo excessivo de gordura, pode contribuir negativamente predispondo a formação de cálculos que atrapalham a excreção da urina e geram muita dor para o felino. Além disso, o sobrepeso traz diversos outros problemas para a saúde como, por exemplo, alterações ortopédicas e metabólicas. Gatos castrados sem adaptação para uma alimentação adequada estão mais predispostos ao ganho de peso e todas essas alterações decorrentes dele.
Uma forma eficiente para evitar o surgimento destes problemas é prevenir o sobrepeso por meio de uma alimentação adequada, que passa pela utilização de ração específica para gato castrado. Com tecnologia de ponta e feita com ingredientes de alta qualidade, esse alimento é desenvolvido especialmente para essa etapa da vida do gatinho, pois auxilia na manutenção do peso e contribui para a saúde do trato urinário do felino.
Portanto, na hora de escolher as rações para o dia a dia do seu bichinho, opte por aquelas que sejam direcionadas para felinos após a castração, se esse for o seu caso. Além disso, não se esqueça de prestar atenção nas idades presentes nas embalagens, já que as quantidades diárias de alimento são diferentes para cada gatinho em diferentes idades.
Os benefícios dos brinquedinhos para gatos castrados
A alimentação com ração para gatos castrados é uma das maneiras de melhorar a qualidade de vida de um bichano após a cirurgia e evitar doenças como o sobrepeso e obesidade. No entanto, existem outras ações que podem ser tomadas no dia a dia além da dieta balanceada para garantir bem-estar. Disponibilizar nichos, prateleiras, arranhadores e brinquedos pela casa aguçam a curiosidade e os instintos do pet, que terá um ambiente favorável para ele explorar e se exercitar. Não se pode deixar de mencionar, é claro, as visitas frequentes ao veterinário para manter os cuidados com a saúde sempre em dia.
Entendeu como pequenas mudanças já podem proporcionar melhorias para o seu gatinho?
Cuide da saúde do seu pet e proporcione tudo do bom e do melhor para ele! Se você gostou deste texto sobre ração para gatos castrados, compartilhe com os outros pais de gatos!