SHAKIRA acusada de FRAUDE: R$ 34,6 milhões
As autoridades fiscais da Espanha alegam que Shakira está envolvida em um esquema de fraude. Isso teria resultado em 34,6 milhões de reais não declarados ao Tesouro.
A renomada cantora colombiana Shakira, que já está programada para enfrentar um julgamento em Barcelona, a partir de novembro, por questões fiscais anteriores, agora enfrenta uma nova acusação por parte do Ministério Público espanhol. Nesse novo processo, aberto em julho deste ano, a artista é supostamente acusada de ter cometido uma fraude fiscal que totaliza aproximadamente 6,6 milhões de euros, o equivalente a mais de R$ 34,6 milhões, com base na taxa de câmbio atual.
Esquema de fraude?
Embora o processo tenha sido admitido para tramitação em um tribunal próximo a Barcelona há alguns meses, os detalhes da denúncia tornaram-se públicos nesta terça-feira, quando a cantora, atualmente residente em Miami, foi notificada pelo Ministério Público.
A acusação contra Shakira alega que, na época em que vivia próxima a Barcelona, ela teria empregado uma “rede corporativa” que incluía empresas instrumentais, algumas registradas em paraísos fiscais, com o objetivo de evitar o pagamento integral de impostos devidos. O texto da acusação, datado de maio, afirma que ela é suspeita de ter fraudado um total de 5,3 milhões de euros em imposto de renda de pessoas físicas de 2018 e 773 mil euros em imposto sobre o patrimônio. Quando somados os juros e multas, o montante total da dívida chega a 6,6 milhões de euros.
Os representantes da cantora divulgaram uma breve declaração afirmando que “nenhuma notificação foi recebida em Miami, sendo o domicílio oficial de Shakira”, em relação a esse novo caso. Além disso, a equipe jurídica de Shakira está concentrada na preparação do julgamento para os anos 2012-2014, que está previsto para começar em 20 de novembro no Tribunal de Barcelona, a menos que haja um acordo de última hora.
Nesse processo, o Ministério Público solicita uma pena de oito anos de prisão e uma multa de quase 24 milhões de euros por alegações de fraude fiscal no valor de 14,5 milhões de euros durante esses anos, usando uma “rede corporativa” para evitar o pagamento de impostos na Espanha, apesar de já residir no país há mais de 183 dias por ano, como estipula a lei.
Shakira, que tem 46 anos, sempre negou as acusações e argumenta que, devido à natureza de sua profissão, manteve um estilo de vida itinerante naquela época.
Sua vida pessoal também esteve sob os holofotes da mídia quando sua separação do ex-jogador de futebol do FC Barcelona, Gerard Piqué, com quem tem dois filhos, se tornou pública no ano passado. Após chegar a um acordo com seu ex-companheiro sobre a guarda dos filhos, Shakira mudou sua residência para Miami.
Sobre a Shakira
Shakira Isabel Mebarak Ripoll, mais conhecida como Shakira, é uma cantora, compositora, dançarina, empresária, filantropa e modelo colombiana. Nascida e criada em Barranquilla, ela é considerada uma das artistas mais bem-sucedidas do mundo, com vendas estimadas em mais de 80 milhões de discos.
Shakira começou sua carreira musical na adolescência, lançando seu primeiro álbum de estúdio, “Magia”, em 1991.
Seu segundo álbum, “Pies Descalzos”, foi lançado em 1995 e foi um sucesso comercial na América Latina. O álbum foi seguido por “Dónde Están los Ladrones?”, lançado em 1998, que a estabeleceu como uma artista internacional.
Shakira continuou a lançar álbuns de sucesso nos anos seguintes, incluindo “Laundry Service” (2001), “Fijación Oral, Vol. 1” (2005), “Oral Fixation, Vol. 2” (2005), “She Wolf” (2009), “Sale el Sol” (2010), “Shakira” (2014) e “El Dorado” (2017). Ela também lançou vários singles de sucesso, incluindo “Waka Waka (This Time for Africa)”, “Hips Don’t Lie”, “La Tortura”, “Loba”, “Can’t Remember to Forget You” e “Chantaje”.