INSS traz novidade EXCELENTE e você PRECISA SABER DE TUDO!
Governo estuda transformações no INSS e serviço de seguridade social pode sofrer mudanças que beneficiarão milhões de brasileiros
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve receber incentivos que poderão influenciar positivamente a vida de milhões de cidadãos no país.
A categoria que trabalha na autarquia em questão enviou solicitação importante ao atual ministro da Previdência, que estuda atendê-la.
Com isso, os brasileiros que dependem de retorno do INSS finalmente poderão ver essa fila andar.
Solicitação de associação à ministro da Previdência
Não é de hoje que o INSS precisa de significativas melhorias. Uma delas diz respeito ao contingente de seus profissionais, muito aquém do que o instituto necessita.
Assim, em janeiro deste ano, a categoria representada pela Associação Nacional dos Médicos Peritos Federais (ANMP) alertou o ministro da Previdência sobre a situação precária do INSS com relação à falta de peritos médicos.
Tal informação foi repassada ao ministro Carlos Lupi em um ofício, onde ainda era especificado que atualmente há mais de 3 mil cargos vagos para o trabalho em questão.
Outro ponto destacado pela Associação diz respeito à quantidade atual de médicos atuando como peritos no INSS. Com 3.200 servidores para a atividade, os efetivos na área não são suficientes para atender toda a demanda nacional.
Além dos problemas atuais, há ainda o fato de que, com o crescimento e envelhecimento populacional e o consequente aumento das necessidades previdenciárias, é fundamental que hajam mais peritos médicos para atender a população.
Solução para o problema
Com uma lista enorme de pessoas a serem atendidas pelo Instituto e poucos profissionais para tal, a conta não fecha.
Sendo assim, em resposta, o Governo Federal estuda promover um concurso para o INSS, focando no cargo de perito médico.
O Conselho Nacional da Previdência Social também demonstrou preocupação com a situação e aprovou a Proposta Orçamentária com a previsão do concurso.
Já Esther Dweck, ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, reforçou que a possibilidade de tal concurso está sendo avaliada e que a decisão final deverá ser divulgada nesta quinta-feira, 31 de agosto.
Vale destacar que o tema não está sendo considerado uma prioridade. Contudo só de estar sendo estudado já é um avanço tanto para a categoria quanto para os cidadãos que dependem do serviço.
INSS não tem concurso há mais de dez anos
O médico perito é uma profissão essencial para o INSS. Isso porque é esse profissional quem analisa se o trabalhador pode ou não realizar suas atividades laborais.
Apesar disso, desde 2012 que não há um concurso voltado para a categoria. Consequentemente, há um déficit significativo desses profissionais, visto que muitos se aposentaram ou pediram exoneração do cargo e, não tendo servidores para suprir, a situação ficou ainda mais crítica.
Assim, a expectativa é que o concurso seja promovido já em 2024 e que ofereça 9.229 vagas, das quais 1.574 serão destinadas à área de perícia médica.
Atualmente, um perito do INSS que trabalha 20 horas semanais recebe R$7.083,73. Já aqueles com carga horária de 30 horas possuem salário de R$10.624,73.