Manchas faciais: saiba o que causa e como tratá-las
Manchas no rosto são uma reclamação bastante comum nos consultórios de dermatologia, pois geralmente são difíceis de sair e tiram a aparência uniforme da pele. Hidratação e proteção são dois passos importantes para evitar e tratar as manchas, mas também é importante entender como surgem para evitar seu aparecimento.
Entenda, a seguir, quais são as principais causas para manchas faciais, como evitá-las e os melhores tratamentos para você ter uma pele radiante.
Manchas faciais: por que aparecem
As manchas faciais são muito comuns e praticamente todo mundo conta com algum tipo no rosto, mesmo que em pequenas quantidades ou em tamanhos menores. Quem quer ter uma pele mais saudável e uniforme, deve entender como surgem para poder evitá-las.
As manchas surgem quando a melanina de alguma região do rosto acaba sendo excessivamente estimulada, tornando a área mais escura. Existem vários motivos para isso acontecer, veja alguns dos principais fatores abaixo.
Exposição ao sol
A exposição ao sol, sem dúvidas, é um dos principais fatores para o surgimento de manchas no rosto. Isso porque a quantidade de sol a qual uma pessoa é exposta é “acumulada” com o tempo.
Ou seja, cada vez que alguém se expõe ao sol sem a devida proteção solar, a luz causa um efeito na pele que, além de levar ao envelhecimento, também causa manchas (mesmo que imperceptíveis no momento) por estimular a produção de melanina.
Com os anos, essas marcas começam a aparecer. Se a pessoa já tem uma mancha, ela fica mais evidente. Se está com acne, a chance de ficar com a pele manchada naquela região também é maior.
Como evitar: fazer o uso de protetor solar diariamente na quantidade correta (1 colher de chá para o rosto e pescoço e 3 colheres de chá para o resto do corpo).
Alteração hormonal
Outro fator muito comum do aparecimento de manchas é a alteração hormonal, que pode acontecer em qualquer momento da vida tanto em homens quanto mulheres. No entanto, é ainda mais comum durante a gestação, causando o “melasma”, que pode durar para sempre caso as manchas não sejam tratadas.
Como evitar: fazer o controle e tratamento hormonal com um médico especializado (endocrinologista ou ginecologista, no caso das gestantes) e usar protetor solar diariamente para controlar o surgimento das manchas.
Alergias
Alergias de pele deixam o rosto sensibilizado e, com isso, podem levar ao aparecimento de manchas pela estimulação da melanina ou exposição ao sol. Quem sofre com dermatites e outros tipos de alergias precisa ter cuidado redobrado.
Além de evitar a exposição ao sol e usar protetor solar todos os dias, também é preciso tratar a alergia da maneira correta. Isso porque erupções cutâneas por si só podem deixar manchas.
Como evitar: tratar as alergias e usar protetor solar diariamente.
Diabetes
Quem está com níveis de glicemias acima do normal também sofrem com manchas tanto no rosto quanto no corpo. Esse é um dos efeitos da glicemia alta, que altera também a produção de melanina.
Inclusive, o surgimento de manchas mesmo tomando cuidado com exposição ao sol pode ser um indicativo de diabetes descontrolada. É preciso estar atento principalmente em regiões como pescoço, braços e articulações, pois as manchas aparecem pelo atrito.
Como evitar: fazer o tratamento correto para diabetes, usar protetor solar diariamente e buscar tratamento específico para manchas causadas pela doença.
Acne
Assim como a exposição ao sol, é um dos fatores mais comuns de manchas no rosto. Isso porque a inflamação da pele faz com que a melanina seja estimulada naquele local, tornando-a mais escura (mesmo que seja pouca a diferença).
Outro fator que pode levar às manchas é ficar mexendo nas acnes, causando pequenos machucados. Além de aumentar a inflamação, também estimula a melanina no local.
Como evitar: fazer o tratamento correto para as acnes, limpar bem o rosto diariamente, evitar encostar ou cutucar espinhas e cravos e usar protetor solar diariamente.
Como tratar as manchas
Como o tipo de tratamento depende do que causou as manchas, é indicado que o processo seja feito com acompanhamento médico. Isso porque nem sempre um produto serve para todos.
No entanto, de maneira geral, o tratamento de manchas exige, antes de tudo, uma rotina de cuidados básica, que torna a pele saudável para receber seus tratamentos. Essa rotina inclui:
- limpar bem a pele com sabonete indicado para seu tipo de pele (seca, mista ou oleosa);
- hidratar bem a pele, de manhã e à noite, com produto específico;
- usar protetor solar todos os dias, cerca de 1 colher de chá cheia para o rosto e pescoço, além de reaplicar durante o dia (é indicado usar pó com protetor para a reaplicação por cima da maquiagem, se for o caso).
Atenção: manchas podem indicar câncer de pele
O surgimento de uma mancha sem uma razão clara, além do seu crescimento em pouco tempo, podem indicar câncer de pele. Por isso, quem sofre constantemente com manchas e marcas precisa ir ao dermatologista com frequência para acompanhar essas manchas.
Sendo assim, observe sempre as manchas tanto do rosto quanto do corpo para identificar suas mudanças. Caso esteja em dúvida, procure um médico dermatologista.