Como comprar um bom liquidificador?
Sem dúvida, um dos primeiros itens lembrados em qualquer lista de eletrodomésticos, o liquidificador é fundamental em qualquer cozinha. Mas, atualmente, com tantas opções no mercado, sem dúvida, escolher um liquidificador pode não ser tarefa das mais fáceis.
O que considerar na hora de comprar um liquidificador? O preço, a marca, o tamanho, a potência, a capacidade, a voltagem?
Complicado, não é mesmo? Por isso, para facilitar essa tarefa, resolvemos mostrar aqui dicas para escolher o modelo ideal para você, o que vai suprir suas necessidades.
O que considerar ao comprar um bom liquidificar
1. Tipo
Quando se fala em tipos de liquidificador, isso vai além das cores, do preço e de um design inovador. É possível encontrar variados tipos de liquidificadores, como:
- Liquidificador tradicional ( tem como principal função misturar e triturar alimentos);
- Liquidificador portátil (conhecido como blender, é um liquidificador individual);
- Liquidificador industrial (indicado para uso profissional, por ser mais potente e ter mais capacidade).
2. Capacidade
Atualmente, é possível encontrar liquidificador em diferentes tamanhos, podendo até ultrapassar os 10 litros. Mas, geralmente, os mais comuns possuem as seguintes capacidades:
- Até um litro
- De um litro a dois litros
- De dois litros a 3,3 litros
3. Desempenho
Na hora de buscar o modelo ideal, é preciso analisar a sua potência, velocidade e economia.
- Potência: pode ir de 300W, 500W, 700W, 1000W ou mais.
- Velocidade: pode ter entre 1 até 15.
- Consumo: depende da potência, a dica é buscar a classificação A de selo PROCEL, garantindo maior economia na conta de luz.
4. Funções e recursos
Outros fatores que devem ser considerados na hora de escolher o eletrodoméstico são os recursos, funções e tecnologias.
Dentre as principais funções que devem ser consideradas, podemos destacar: Autolimpeza; Pulsar; Triturar gelo; Base antiderrapante; Filtro; Indicador luminoso; Lâminas removíveis; Motor com reverso; Porta-fio; Timer.
5. Material do copo de liquidificador
Embora seja um aspecto ignorado por muitos, o copo de liquidificador pode vir em diferentes materiais, e isso deve ser considerado na hora da compra. É possível encontrar liquidificador com copo de vidro, inox, acrílico e muitos outros materiais, que pedem cuidados específicos e possuem diferentes usos. Por isso, avalie bem antes de efetuar a compra, considerando as características dos seguintes materiais:.
- Copo de vidro: não absorve odores ou manchas, mas, além de pesado, pode quebrar durante o uso;
- Copo de acrílico: é um plástico livre de BPA, leve, transparente, rígido e tende a ficar riscado e esbranquiçado com o passar do tempo;
- Copo de inox: mais para uso industrial, pois costuma ser maior e mais resistente;
- Copo de plástico: leves e possuem menos risco de quebrar, por outro lado, absorvem odores e ficam com manchas com o passar do tempo;
- Copo de polipropileno: é um plástico de cor leitosa, leve, barato, livre de BPA e flexível, que tem como desvantagem não aguentar altas temperaturas;
- Copo de plástico ultrarresistente: feito de Copoliéster Tritan, é livre de BPA, difícil de quebrar e transparente.
6. Design
Atualmente, as pessoas buscam eletrodomésticos que, além de qualidade, ofereçam um bom design, justamente, para que possa ser deixado a mostra e ajudar na decoração. Por isso, as marcas vêm investindo, cada vez mais, em designs modernos e diferentes, assim como, em diferentes cores e acabamentos.
7. Painel de controle
Outro fator que deve pesar na hora da compra é o painel de controle, já que é o responsável por receber os comandos para funcionar. Pode possuir um botão giratório, que é o tipo mais tradicional; o touch screen, considerado mais preciso que o botão giratório; e o painel digital, mais moderno e que facilita a limpeza e tem melhor usabilidade.