Herdeiro da Samsung perdoado por causa da economia da Coreia

[ad_1]

Logo da Samsung

Kris Carlon / Autoridade Android

TL;DR

  • O herdeiro da Samsung, Jay Y. Lee, acaba de ser totalmente perdoado pelo governo sul-coreano por seus vários crimes.
  • O governo deixa claro que seu perdão se deve à proteção da economia, que depende muito da Samsung.
  • É provável que Lee assuma oficialmente a antiga posição de seu pai como chefe da Samsung.

Na Coreia do Sul, o vice-presidente da Samsung Electronics, Jay Y. Lee, foi condenado várias vezes por várias acusações de crimes graves. Isso inclui perjúrio, peculato, ocultação de ativos fora do país e suborno de funcionários eleitos para ajudar a Samsung a realizar várias transações comerciais.

Embora Lee – conhecido como Lee Jae-yong na Coréia – tenha cumprido pena de prisão por esses crimes, seu registro agora está limpo. O herdeiro da Samsung recebeu um perdão presidencial do governo coreano e agora pode fazer o que quiser na Samsung. Isso incluiria, teoricamente, ele finalmente assumindo a empresa como as pessoas esperavam que ele fizesse depois que o cargo fosse desocupado devido à morte de seu pai.

Em outras palavras, o governo sente que a economia coreana é tão dependente da liderança de Lee na Samsung que está disposta a ignorar todos os seus crimes.

Herdeiro da Samsung: Regras para ti, não para ele

As leis coreanas impediram Lee de trabalhar na Samsung enquanto cumpria sua pena de prisão. No entanto, rumores sugerem que ele ainda estava envolvido nos negócios do dia-a-dia e o governo fez pouco para impedir isso.

Agora que ele está fora, sua ficha criminal ainda o impediria de ter total liberdade para administrar a Samsung. É por isso que o perdão presidencial é significativo. Essencialmente, permite que ele faça o que faria sem antecedentes criminais.

O governo coreano não tem problema em olhar para o outro lado quando a Samsung faz coisas flagrantemente ilegais.

Além disso, o pai de Lee – Lee Kun-hee – também teve extensas transações criminosas. Isso inclui acusações de suborno, evasão fiscal e quebra de confiança. Lee Kun-hee também recebeu indultos do governo coreano e nunca foi formalmente acusado nem cumpriu pena de prisão.

Lee Kun-hee foi hospitalizado em 2014 após um ataque cardíaco. Ele morreu em 2020. Desde 2014, no entanto, seu cargo como chefe da Samsung ficou vago, embora seu filho tenha sido tratado como o herdeiro de fato da Samsung.

Claramente, pai e filho administravam a Samsung sem muita preocupação com a lei. Agora, Jay Y. Lee tem uma ficha limpa e pode voltar aos negócios mais uma vez.

Samsung e Coreia do Sul claramente têm um grande problema

“Com necessidades urgentes de superar a crise econômica nacional, selecionamos cuidadosamente líderes econômicos que lideram o motor de crescimento nacional por meio de investimento ativo em tecnologia e criação de empregos a serem perdoados”, disse o ministro da Justiça Han Dong Hoon após o perdão de Jay Y. Lee.

Deve ser bastante preocupante para a Coréia que ela esteja pronta para depender tanto dessa pessoa para toda a economia coreana. A Samsung é enorme – responde por cerca de 15% do PIB da Coreia do Sul. Mas se a Samsung precisa da liderança de um homem para sobreviver, isso coloca uma grande parte do sucesso da Coreia nos ombros desse homem. O perdão da Coreia aos executivos da Samsung é basicamente uma aprovação tácita de que eles estão acima da lei.

Esse tipo de estrutura não é sustentável e pode causar problemas incríveis para a Samsung – e a própria Coreia – com o passar do tempo.

[ad_2]

você pode gostar também