Nó de processo aprimorado de 3 nm da TSMC (N3e) para iniciar a produção um quarto antes do previsto

[ad_1]

Nó de processo aprimorado de 3 nm da TSMC (N3e) para iniciar a produção um quarto antes do previsto

A TSMC e a Samsung são as únicas duas fundições no momento que estão se aproximando da produção de chips usando um nó de processo de 3 nm. Enquanto a TSMC planeja continuar usando seus transistores FinFET para 3nm, A Samsung planeja usar sua arquitetura GAA (Gate-all-around) para 3nm. De acordo com A Wccftech, potência de Wall Street, Morgan Stanley, diz que a TSMC está adiantando o cronograma de produção de seu nó de processo aprimorado de 3 nm (N3e) em um quarto.

Gigante financeiro diz que os rendimentos aprimorados de 3 nm da TSMC foram maiores do que o esperado

O Morgan Stanley diz que o rendimento de produção para este nó foi maior do que o esperado e a fundição pode congelar o projeto do nó N3e até o final deste mês. Parte do relatório foi postado no Twitter por um usuário com o nome RetiredEngineer que tirou do relatório do gigante financeiro que a produção em volume para o nó de processo N3e pode começar durante o segundo trimestre de 2023, e não no terceiro trimestre.

De acordo com o relatório do Morgan Stanley, a densidade lógica do nó de processo N3e da TSMC é aproximadamente 8% menor que o N3 original com quatro camadas EUV a menos. A máquina EUV usa raios ultravioleta para ajudar a criar padrões de circuito em wafers. Considerando quantos transistores cabem dentro de um chip atualmente, esses padrões de circuito precisam ser extremamente estreitos, assim como os feixes que criam esses padrões.

Inicialmente, os rendimentos dos chips N3 da TSMC foram divulgados pela mídia em Taiwan como sendo muito baixos. Isso significa que o número de chips em um wafer que não passou no controle de qualidade foi muito alto. Esses relatórios incluíam um boato dizendo que alguns clientes da TSMC decidiram ficar com chips construídos usando o nó de 5 nm por causa do baixo rendimento do N3.

O avanço da produção do modo N3e em um quarto não tem impacto na produção dos chips N3 3nm originais. A TSMC ainda deve iniciar a produção de chips N3 a partir do terceiro trimestre deste ano e entregá-los aos clientes no primeiro trimestre de 2023. Os chips feitos usando o nó de processo N3 ou N3e da TSMC ou o nó 3GAE da Samsung Foundry não devem ser no mercado até o terceiro ou quarto trimestre de 2023.

Durante uma recente teleconferência, o CEO da TSMC, Dr. CC Wei, disse que o nó N3e “” apresentará uma janela de processo de fabricação aprimorada com melhor desempenho, potência e rendimento”. está falando.

O rendimento da Samsung Foundry no nó de 4 nm foi metade do da TSMC

A razão para fazer isso era fazer parecer que as coisas estavam indo bem para a Samsung porque os fundos que deveriam ser usados ​​para melhorar o rendimento da unidade desapareceram. Por exemplo, o rendimento do nó de 4 nm da Samsung Foundry foi de 35% baixo em comparação com um rendimento de 70% do nó de 4 nm da TSMC. Os números de rendimento decepcionantes levaram a Qualcomm a mudar e agora a TSMC fabricará seu Processador de Aplicativos (AP) de última geração, que assumimos que será chamado de Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2.

Baixos rendimentos podem resultar na escassez de certos cavacos de uma fundição específica. Combinado com a atual escassez de chips, o baixo rendimento da Samsung Foundry significa problemas para os negócios no que é um setor competitivo da indústria de chips. A Qualcomm retornou à TSMC para construir o Snapdragon 855 e o Snapdragon 855+ e ficou com a fundição do Snapdragon 865 e Snapdragon 865+ de 2020.

Mas no ano passado, o Snapdragon 888 foi fabricado pela Samsung, assim como o Snapdragon 8 Gen 1 deste ano. E agora o pêndulo mudou para o outro lado e, embora isso possa ter acontecido em algum momento, a Samsung causou seu próprio problema graças ao seu pobre números de rendimento e agora ter que lidar com um escândalo embaraçoso envolvendo os números de rendimento falsos acima mencionados e fundos ausentes.

Se um cliente tão grande quanto a Qualcomm não puder confiar nos números de rendimento da Samsung para nós de processo de ponta, a única opção que ele tem é mudar.



[ad_2]

Fonte link

você pode gostar também