WhatsApp CLONADO: fuja correndo do GOLPE que está invadindo a internet!

Proteja-se contra o Golpe de Clonagem do WhatsApp! Fique em alerta!

Os avanços tecnológicos transformaram a forma como as pessoas se relacionam, tornando as chamadas telefônicas menos comuns em comparação com o uso das mensagens de WhatsApp. Atualmente, é comum que todos enviem uma mensagem via “zap”. Até mesmo as empresas estão adotando essa plataforma para interagir com seus clientes, como é o caso da Serasa, que possibilita a negociação de dívidas por meio do WhatsApp.

WhatsApp CLONADO fuja correndo do GOLPE que esta invadindo a internet
Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / portalcaicara.com.br

Contudo, essa evolução tecnológica também trouxe desafios, já que os crimes e golpes agora encontram um novo ambiente para serem aplicados: o WhatsApp. Sim, o aplicativo que você utiliza para se comunicar com seus amigos também é usado por criminosos para realizar golpes virtuais.

Crime cibernético

Recentemente, golpes envolvendo a clonagem do WhatsApp têm se tornado cada vez mais comuns, sendo o aplicativo um dos alvos mais visados pelos criminosos. Essas atividades fraudulentas podem ocorrer por meio de links suspeitos recebidos, solicitações de transferências via PIX e até mesmo ameaças de chantagem, tornando a plataforma vulnerável a tais práticas. A clonagem de contas é uma das táticas mais recorrentes, o que tem gerado apreensão entre os usuários.

Vale ressaltar que a clonagem de WhatsApp é considerada um crime, enquadrado nos artigos 171 e 307 do Código Penal, com as atualizações estipuladas pela Lei 14.155/21, promulgada em maio de 2021. Essa lei prevê sanções que incluem indenização e até mesmo pena de prisão para os infratores. Para evitar maiores transtornos, é importante tomar algumas precauções, tais como:

  • No caso de ter sua conta do WhatsApp clonada, entre em contato direto com seus contatos, familiares e amigos, informando sobre a situação;
  • Tente recuperar sua conta entrando em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do WhatsApp;
  • Se necessário, registre um boletim de ocorrência para que as autoridades competentes possam investigar o ocorrido;
  • Fique atento aos links recebidos e evite clicar em qualquer link enviado por contatos desconhecidos ou por meio de SMS;
  • Mantenha o software do seu aparelho sempre atualizado, pois as atualizações costumam corrigir vulnerabilidades que podem ser exploradas pelos golpistas;
  • Evite emprestar seu dispositivo móvel para terceiros, pois isso pode expor suas informações pessoais e facilitar a clonagem do WhatsApp.

Ao seguir essas orientações, você estará mais preparado para se proteger contra golpes de clonagem e garantir a segurança da sua conta no WhatsApp.

Golpes mais comuns

Entre os golpes mais comuns usados no WhatsApp, estão os seguintes:

  • Conta falsa: os criminosos hackeiam as listas de contatos das vítimas e alteram suas fotos de perfil para parecer que são pessoas que elas conhecem. Em seguida, eles enviam mensagens para os contatos da vítima, pedindo dinheiro ou informações pessoais.
  • Falso aniversário: os golpistas enviam mensagens para as vítimas, dizendo que elas ganharam um presente de aniversário. Para receber o presente, a vítima precisa clicar em um link e preencher um formulário com seus dados pessoais. Os golpistas usam essas informações para roubar a identidade da vítima.
  • Auxílio de saques: os golpistas enviam mensagens para as vítimas, dizendo que elas têm dinheiro esquecido em um banco. Para sacar o dinheiro, a vítima precisa transferir uma parcela para o golpista. Os golpistas usam esse dinheiro para fugir.

Aqui estão algumas dicas para se proteger desses golpes:

  • Não compartilhe suas informações pessoais com estranhos.
  • Não clique em links em mensagens de pessoas que você não conhece.
  • Seja cético com ofertas de presentes ou dinheiro fácil.
  • Se você suspeitar de um golpe, denuncie às autoridades.
você pode gostar também