Um NOVO FERIADO NACIONAL? Saiba dessa BOMBA agora!
Brasil pode ganhar mais um feriado nacional para chamar de seu. Saiba tudo sobre a data e entenda o motivo se sua criação
Em um país onde a intensidade do trabalho muitas vezes se entrelaça com o calor do clima e a riqueza de tradições culturais, os feriados oferecem uma oportunidade valiosa para descanso e recuperação da semana cansativa.
Além disso, eles são momentos de celebração coletiva, permitindo que as pessoas se reconectem com suas raízes culturais, comemorem marcos históricos e desfrutem de atividades de lazer, promovendo um senso de pertencimento e comunidade.
Outro fator que contribui para a notável predileção dos brasileiros por feriados é a oportunidade que essas datas proporcionam para o convívio familiar e social. Em uma sociedade onde as relações interpessoais ocupam um lugar central, os feriados são momentos propícios para reunir familiares e amigos, fortalecendo laços afetivos e compartilhando experiências.
As festividades proporcionam um cenário propício para encontros memoráveis, refeições compartilhadas e atividades de lazer conjuntas, ajudando a construir memórias duradouras e a nutrir relacionamentos importantes.
Continue lendo e saiba tudo sobre o novo feriado nacional!
Feriados: país ocupa oitava posição
O Brasil, atualmente, registra a oitava posição internacional em relação ao número de feriados anuais, contabilizando um total de 11 feriados – 12 no caso dos anos eleitorais.
Entretanto, uma recente divulgação trouxe a possibilidade de um aumento nesse número, provocando grande entusiasmo entre os brasileiros. Afinal, a instituição de um novo feriado nacional é motivo de celebração e alegria.
A relevância desse anúncio se deve ao fato de que um feriado nacional significa mais um dia de descanso, como acrescentar um dia na viagem de fim de semana, enquanto outros têm a oportunidade de aumentar seus rendimentos, uma vez que os trabalhadores com contratos formais têm direito a receber pagamento em dobro por horas extras trabalhadas nesses dias.
O possível novo feriado, com abrangência em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, está programado para honrar o Dia de Santa Dulce dos Pobres, prestando homenagem à Irmã Dulce.
Aprovação do novo feriado
Em uma sessão realizada em 18 de novembro de 2021, a Comissão de Educação do Senado aprovou um projeto de lei, proposto pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA), que visa a criação do feriado mencionado. O projeto, seguiu para análise na Câmara dos Deputados. Caso seja aprovado, vai requerer a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para entrar em vigor como lei.
Como é inerente aos processos legislativos, diversos projetos de lei passam por um trâmite complexo, onde a duração é influenciada pelo grau de apelo e urgência atribuído a cada caso.
Nesse sentido, o projeto referente ao novo feriado nacional ainda está em tramitação e aguarda um desfecho, que ainda não ocorreu.
Esse possível acréscimo ao calendário de feriados nacionais levanta debates e discussões em torno de seu impacto nas esferas sociais e econômicas. O equilíbrio entre oportunidades de lazer, reflexão e a possibilidade de incrementar a economia é um aspecto central nessa deliberação.
Enquanto a nação aguarda ansiosamente a possibilidade de um novo feriado no calendário oficial, é fundamental reconhecer o processo legislativo em andamento e aguardar as decisões posteriores.