ESSE É O SEGREDO para ir bem na REDAÇÃO do ENEM e brilhar
Veja aqui dicas práticas para tirar nota máxima na redação do Enem e conquistar a tão sonhada vaga na Universidade
Um dos momentos mais aguardados pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio, O Enem, é o tema da redação.
No entanto, para abordá-lo com propriedade, é essencial compreender os critérios de avaliação da prova.
A seguir, veja 5 dicas práticas para tirar nota máxima na redação do Enem e ficar, cada vez mais, perto da tão sonhada vaga na Universidade.
Enem: 5 dicas para ir bem na redação
Em entrevista ao portal R7, a professora de redação Daniela Garcia, que leciona no cursinho Aprova Total e está cursando doutorado em linguística, ofereceu uma explicação detalhada sobre as cinco competências que os alunos precisam demonstrar em relação à qualidade da escrita e ao conteúdo do texto.
De acordo com a professora, os textos são submetidos à avaliação de dois corretores independentes, e a nota final é a soma das cinco competências de avaliação. Se houver uma grande discrepância entre as notas, um terceiro corretor entra em cena.
Domínio da norma padrão da língua portuguesa
Essa competência avalia a habilidade do candidato em empregar corretamente a norma formal da língua portuguesa na modalidade escrita.
Assim, a avaliação incide sobre os conhecimentos gramaticais aplicados à produção textual. Para atingir a pontuação máxima, é crucial apresentar uma estrutura sintática sólida, permitindo, no máximo, dois desvios gramaticais ou de convenção.
São considerados desvios todos os registros que se afastam da gramática padrão, como problemas de concordância, regência, acentuação, crase ou pontuação.
Para um bom desempenho, é essencial estudar as regras gramaticais, reconhecer o próprio estilo de escrita e identificar os desvios mais comuns que podem ocorrer.
Compreensão e desenvolvimento do tema
Essa competência envolve a capacidade do candidato em entender a proposta da redação e aplicar conceitos de diferentes áreas do conhecimento para desenvolver o tema de acordo com o formato dissertativo-argumentativo.
A avaliação também considera se o aluno empregou um repertório apropriado para sustentar suas ideias. Espera-se que o participante siga a estrutura clássica do texto dissertativo, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Isso garante a conformidade com o gênero proposto.
Além disso, a avaliação engloba a abordagem abrangente do tema, contemplando todos os aspectos essenciais da frase temática.
Além da aderência ao tema e ao gênero, o uso de exemplos relevantes e referências embasa a argumentação do aluno, demonstrando conhecimento e enriquecendo a redação.
Organização do texto e desenvolvimento de informações
Essa competência analisa a habilidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em prol de um ponto de vista.
Fundamentalmente, avalia-se a autoria do texto, composta pela construção estratégica e pelo desenvolvimento coerente das ideias conforme exigido pelo exame.
Essa competência costuma ser desafiadora, já que os alunos, frequentemente, elaboram um repertório de ideias, mas deixam de alinhar alguns elementos ao tema, um aspecto essencial para obter sucesso aqui.
Para alcançar êxito, é necessário focar no desenvolvimento de cada elemento, adotando uma abordagem estratégica na construção do texto, selecionando cuidadosamente as informações e apresentando ideias de forma coesa.
É crucial interpretar e relacionar os elementos de maneira consistente, sustentando um ponto de vista e demonstrando a capacidade de organizar informações de modo estratégico, construindo um texto convincente e autossuficiente.
Coesão textual
Essa competência aborda a habilidade de “demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação”. Ou seja, trata do uso de elementos coesivos na estrutura do texto.
A avaliação envolve três aspectos relacionados à coesão: o uso adequado de elementos coesivos, sua presença significativa e a ausência de repetições.
Portanto, o estudo dos diversos tipos de coesão é fundamental para demonstrar essa habilidade, especialmente no que se refere ao uso correto e apropriado dos conectores textuais.
Proposta de intervenção
Essa competência consiste na capacidade de “elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”.
A proposta deve contemplar cinco elementos: ação, agente, modo/meio, efeito e detalhamento. Para obter a pontuação máxima, todos esses elementos devem ser apresentados de maneira coesa.
Resumidamente, o candidato deve explicar a ação necessária para solucionar o problema, indicar quem será responsável por essa ação, definir o processo de execução, prever os resultados da ação e fornecer detalhes importantes.
Além disso, é necessário oferecer exemplos práticos e relevantes para ilustrar a aplicação das soluções propostas.
Manter essas cinco competências em mente, quando for escrever a redação para o Enem 2023, aumentará significativamente as chances de obter uma pontuação alta.