Você sabia que pode ser PUNIDO NO TRÂNSITO mesmo sem ter ERRADO? Entenda
Todo motorista deve estar sempre atento para evitar receber multas. Mas saiba que o cuidado a partir de agora deve ser redobrado, porque você pode ser multado mesmo estando certo!
Para evitar possíveis multas e perda de pontos na CNH, os motoristas devem estar sempre atualizados acerca das leis de trânsito.
No entanto, existem situações que mesmo sem ter cometido nenhuma infração, eles podem ser punidos.
Continue a leitura e entenda tudo sobre isso. Assim, você já pode ir tomando todos os cuidados!
Como assim? Posso ser punido mesmo sem ter errado?
Os motoristas devem seguir as leis de trânsito, não apenas por uma questão de segurança, mas também para evitar receber multas e perder pontos na carteira de habilitação.
No entanto, circulou nas redes sociais um vídeo gravado por uma moça no momento em que foi parada na blitz da Lei Seca. Como sabia que não havido ingerido bebida alcoólica, nem se preocupou em fazer o teste do bafômetro.
Para sua surpresa, o teste deu positivo! E a motorista não entendeu absolutamente nada.
Foi pedido então que ela encostasse o carro e descesse. A agente de trânsito fez algumas pessoas, entre elas, se ela tinha passado álcool gel nas mãos, e a resposta foi negativa.
Porém, a sua carona disse que havia passado álcool nas mãos. Aí estava o motivo do teste ter dado positivo, uma vez que o aparelho identificou o álcool através do ar no interior do veículo.
Já fora do carro, a motorista refez o teste, e o resultado deu negativo para a ingestão de álcool.
Sendo assim, mesmo estando certa, a condutora poderia ter sido punida caso os agentes não investigassem a fundo o que estava acontecendo.
Saiba que alguns tipos de aparelhos são mais sensíveis, capazes de deter a presença de álcool de longe, mesmo sem a necessidade mesmo de encostar a boca no bafômetro.
Geralmente, são aparelhos usados durante uma blitz, e caso teste positivo, o motorista é convidado a se retirar do veículo e testar novamente, mas agora utilizando o bafômetro convencional. Se por um acaso testar positivo, o motorista, além de receber uma multa de cerca de R$ 3 mil, será proibido de dirigir por um período de um ano.
O que acontece se o motorista se recusar a passar pelo bafômetro?
Desde a criação da Lei Seca, houve muitas mudanças nas leis referentes ao consumo de álcool. Atualmente, qualquer quantidade de álcool detectada é passível de penalidade.
Além disso, caso o bafômetro registrar uma quantidade igual ou acima de 0,05 miligrama de álcool por litro de ar alveolar, isso é considerado crime de trânsito.
Em relação a quem se recusa passar pelo bafômetro, ainda é motivo de muita polêmica, pois de acordo com a Constituição Federal, as pessoas têm o direito de não produzir provas contra si mesmas.
Mas saiba que as penalidades para quem se nega a fazer o teste são semelhantes àquelas de quem testou positivo.
Por sua vez, os agentes de trânsito podem se valer de outros recursos para atestar se o condutor ingeriu ou não bebida alcoólica, como sinais de sonolência, hálito, humor alterado, olhos vermelhos, entre outros.
Agora, mesmo tendo recebido a multa, se o motorista não concordar, há a possibilidade de recorrer, e se os argumentos forem bem embasados, é possível ganhar.