‘Precisei tirar o útero e os ovários’: atriz DESABAFA e conta como SUPEROU problema de saúde
Atriz renomada fala pela primeira vez sobre problemas de saúde que a levaram a passar por uma cirurgia e tratamento intensivo. Entenda aqui
Uma renomada atriz global compartilhou, de 76 anos, detalhes de sua batalha contra uma doença devastadora. Esta foi a primeira vez que a estrela abordou o tema.
Embora não tenha revelado a data do diagnóstico, a atriz contou detalhes sobre o enfrentamento da doença, a cirurgia para retirada do útero e dos ovários e a batalha contra esta doença, que afeta tantas mulheres no Brasil e no mundo. Saiba tudo a seguir.
Atriz revela batalha contra o câncer de endométrio
Pela primeira vez, a atriz Marieta Severo, compartilhou detalhes da sua batalha contra o câncer de endométrio. Ela enfatizou que, como detectou a doença em estágio inicial, não houve necessidade de passar por sessões de quimioterapia. A decisão de tornar público seu enfrentamento contra o câncer foi tomada a pedido de seu oncologista. Marieta agora é madrinha da campanha Setembro em Flor, promovida pelo Grupo EVA, que tem como objetivo conscientizar sobre a prevenção dos cinco tipos de tumores ginecológicos.
Em sua participação na campanha, a atriz gravou um vídeo enfatizando a importância dos exames preventivos e da vacinação contra o HPV, um vírus associado ao câncer de colo de útero. Marieta destacou a necessidade de usar sua voz de forma ativa para abordar temas cruciais, como sua própria saúde e a saúde da sociedade em geral. Ela expressou preocupação com a diminuição das taxas de vacinação, após um período de negacionismo.
A atriz também compartilhou que todas as suas netas e seu neto foram vacinados contra o HPV, enfatizando a importância das vacinas como uma conquista para a humanidade.
Câncer de endométrio: veja sintomas
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2022, o Brasil registrou 7,8 mil casos desse câncer, resultando em quase duas mil mortes. Segundo dados d a American Cancer Society, dos Estados Unidos, o câncer de endométrio é considerado o tumor maligno mais comum nos órgãos reprodutivos femininos, e costuma atingir mulheres acima dos 60 anos, na fase pós-menopausa.
Os sintomas mais comuns incluem sangramento vaginal fora do período menstrual, que é anormal e mais intenso, e sangramento após a menopausa. Outros sintomas que podem estar presentes são dores na região abdominal, aumento do volume abdominal e perda de peso rápida e significativa. Diversos fatores de risco estão associados a este tipo de câncer, como obesidade, terapia de reposição hormonal na menopausa, hipertensão arterial, diabetes, nunca ter engravidado, dietas ricas em gordura animal e histórico familiar de câncer ginecológico.
Como prevenir o câncer de endométrio?
A prevenção do câncer de endométrio, que acometeu a atriz Marieta Severo, envolve a prática regular de atividade física e a redução de fatores de risco, como obesidade, pressão arterial elevada e diabetes. O diagnóstico precoce é fundamental, com acompanhamento clínico e exames ginecológicos regulares, especialmente para mulheres com maior risco ou sintomas como sangramento anormal, principalmente após a menopausa.
O tratamento do câncer de endométrio depende do estágio da doença. Em casos avançados, pode ser necessária a remoção do útero, ovários e trompas, com avaliação de outros órgãos circundantes para verificar se estão afetados. Além disso, a quimioterapia e a radioterapia podem ser recomendadas para evitar recorrências tumorais na região.