ACABOU O REAL? Comunicado do Banco Central é para Outubro
Instituição financeira prepara grandes novidades; público está ansioso por elas
O Banco Central é a autarquia que comanda o poderio financeiro brasileiro, sendo responsável por muitas medidas.
Presidido por Roberto Campos Neto, o Banco Central é o organizador de muitas coisas, sendo inclusive o controlador da taxa básica de juros, a Selic.
Ela é importantíssima para o bom funcionamento da economia, e faz com que mais investimentos possam ser realizados sempre que é reduzida. Em contrapartida, quanto mais alta, maior o dólar costuma ficar.
Essa balança econômica é muito importante, e é constantemente regulada pelo Banco Central, que é considerada uma das instituições financeiras mais importantes do Brasil.
Inclusive, é esperado que seja publicado em breve um edital para que seja realizado um concurso público do Banco Central, de modo que sejam contratados muitos funcionários para a instituição financeira.
Deste modo, as iniciativas do Banco Central têm chamado cada vez mais a atenção. Por exemplo, a instituição criou o Pix, que hoje se tornou o maior meio de transações financeiras entre os brasileiros.
É esperado que muitos brasileiros sigam utilizando os serviços do Bacen por muito tempo, no qual se inclui a moeda digital Drex, que chega para substituir o Real.
1 Drex terá o mesmo valor de 1 Real, e é esperado que isso seja colocado em breve em prática por parte do Bacen.
Porém, sua aceitação e seu andamento dependerão de vários fatores, como a adoção do sistema financeiro nacional.
O Drex é esperado que seja muito bem adotado, de modo que possa cair no gosto nacional, assim como o Pix caiu.
Banco Central também é responsável pelo Pix
O Bacen também comanda o Pix, que é o principal aplicativo de transações financeiras existentes atualmente. Desta forma, é esperado que a segurança do aplicativo possa aumentar nas próximas semanas e meses, quando o Banco Central pretender aprofundar o rigor contra golpes e fraudes.
“O BC reformulou os dados a serem disponibilizados às instituições no âmbito da análise antifraude de transações Pix, promovendo o acesso a um conjunto mais relevante de informações, incluindo, por exemplo, a quantidade de infrações do tipo ‘conta laranja’ ou falsidade ideológica relacionada ao usuário ou chave Pix, quantidade de participantes que aceitaram notificação de infração daquele usuário ou chave, quantidade de contas vinculadas a determinado usuário, entre outros”, declarou a entidade presidida por Roberto Campos Neto.
RCN sempre foi muito querido por toda a direita bolsonarista, que o considera um aliado fervoroso. No entanto, recentemente, o comandante do Bacen tem adotado uma visão muito mais neutra e próxima do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o que surpreende a todos.
Com isso, é esperado que o Bacen siga prezando pela inovação de seus projetos. Por exemplo, é projetado que o Pix possa se tornar off-line em breve, sem precisar de acesso nenhum à internet.
Além disso, ele poderá ser utilizado como pagamento em transportes públicos, o que com certeza promete facilitar ainda mais a vida dos passageiros e de toda a população.
Desta forma, é esperado que o Bacen possa seguir por muito tempo como a principal autarquia da economia brasileira.