Tudo sobre a POLÊMICA do patrocínio da Lacta a FELIPE NETO: o que está acontecendo?
Manifestações contra a associação da marca ao youtuber tem ocupado o topo nas redes sociais
Felipe Neto é um dos mais antigos youtubers do Brasil, tendo milhões de seguidores em suas plataformas digitais, sobretudo no próprio YouTube.
Apesar da grande fama, Felipe não tinha muitos patrocinadores no país, o que tem como principal causa questões políticas.
Ainda assim, a gigante Lacta decidiu se associar ao influenciador, o que tem dividido opiniões.
Veja mais detalhes desta polêmica.
Felipe Neto toma posição política
Felipe Neto começou sua carreira como youtuber quando o termo nem existia ainda, no início de 2010.
Seus vídeos tinham uma pegada sarcástica e agressiva, geralmente com críticas a pessoas e situações que estavam em evidência na época.
Com a plataforma crescendo e rendendo cada vez mais notoriedade e monetização, Felipe passou a organizar melhor seu negócio, melhorando o vocabulário, se direcionando a públicos específicos e diminuindo o tom das brincadeiras.
Atualmente, estima-se que o youtuber tenha cerca de 30 profissionais trabalhando para seu canal.
Além dele, vale dizer, seu irmão mais novo, Lucas Neto, também enveredou pelo caminho digital.
Inicialmente com um humor pastelão e sem muito direcionamento, agora o caçula tem um verdadeiro império voltado para o público infantil.
Embora Felipe Neto tenha lapidado seu trabalho e o produto dele, o fato é que suas posições fortes fatalmente iriam contrariar aqueles que pensam diferente.
A situação piorou quando o youtuber tomou partido de um dos lados nas últimas eleições, o que gerou revolta à extrema direita, inclusive com divulgação de fake news sobre ele.
Marca sofre boicote na Internet
Por causa desse ódio alimentado pela divergência de opiniões, Felipe Neto costuma ter problemas para receber patrocínio.
Contudo, recentemente uma das maiores marcas de chocolate do país resolveu se juntar ao nome Felipe Neto. O youtuber é o novo garoto propaganda do famoso e amado chocolate Bis.
O patrocínio também foi apresentado em um podcast, tipo de programa que Felipe não tem por hábito participar, mas que também remeteu à marca Bis.
Com a novidade, milhares de pessoas foram contra e agora têm promovido um boicote não só ao Bis como a todos os produtos da Lacta.
Com a hastag BisNuncaMais, aqueles que não gostam de Felipe Neto estão promovendo um cancelamento das vendas do famoso chocolate.
Cancelamento na Internet vale?
O caso tem chamado bastante atenção, sobretudo pela quantidade de pessoas que tem aderido à campanha de boicote nas redes sociais.
O próprio Felipe Neto fez um vídeo onde pedia uma espécie de trégua, que as pessoas parassem com tanto ódio e todos seguissem com suas vidas.
Outras imagens que parecem ter sido uma tentativa do youtuber de contornar a situação foi o disparo de mensagem via WhatsApp pedindo que seus seguidores façam uma campanha a favor dele e do Bis.
Também tem circulado na Internet que os números da empresa responsável pelo Bis tem caído.
A causa desta queda, no entanto, deve-se muito mais a uma recente notícia de que a Mondelez (grupo do qual a Lacta faz parte) continuou suas vendas na Rússia mesmo após a guerra com a Ucrânia, apresentando lucro de mais de 300%, o que teria afastado diversos investidores.
Além disso, segundo pesquisas da Forrest, boicotes e cancelamentos no mundo digital não costumam surtir grandes efeitos quanto ao retorno financeiro das marcas vítimas do linchamento virtual, pelo menos a curto prazo.
Isso quer dizer que, mesmo havendo na Internet uma mobilização nesse sentido, ela exerce pouca influência na prática.