Clube da SÉRIE A é BANIDO das REDES SOCIAIS e PROTESTA: entenda
Time querido pelos torcedores está fora das redes sociais há quase 1 mês. Entenda aqui toda a polêmica envolvendo esse clube da série A
Na era em que a tecnologia e as redes sociais são responsáveis para as empresas não somente por contatos com clientes e fãs, mas também por contratos importantes, através da publicidade online, sabemos que ficar de fora pode gerar muitos prejuízos.
Foi nesse contexto que um time de futebol da série A, muito querido por seus torcedores, foi banido das redes sociais.
O fato aconteceu há 22 dias e, aparentemente, não teve um motivo que justifique a ação por parte da plataforma. Ainda assim, a conta do clube nas redes sociais permanece fora do ar, gerando preocupação entre os dirigentes e deixando os torcedores órfãos por informações atualizadas do clube do coração.
Continue lendo e entenda toda essa polêmica.
Redes sociais: time tem perfil banido
No início desta semana, o Cuiabá apresentou uma petição com o objetivo de elevar a multa diária imposta ao Facebook devido à suspensão da conta oficial do clube no Instagram. A conta foi retirada do ar em 8 de agosto, por razões ainda não esclarecidas. O perfil continua desativado, sem maiores explicações sobre o que aconteceu ou quando a conta poderá ser restabelecida e devolvida ao clube.
Em 22 de agosto, a 7ª Vara Cível de Cuiabá emitiu uma liminar determinando o restabelecimento da conta nas redes sociais, em caráter de urgência, estabelecendo um prazo de cinco dias, sob a ameaça de uma multa diária no montante de mil reais. Entretanto, mesmo oito dias após a decisão do tribunal, nenhuma medida foi tomada, até o momento.
No momento, o clube aguarda uma resposta do judiciário em relação à petição. Até o momento, a empresa Meta, responsável pelo funcionamento do Instagram e do Facebook, não se pronunciou acerca da suspensão da conta nas redes sociais, nem sobre a liminar concedida. Apesar da ordem judicial de restabelecimento imediato, a página oficial do Cuiabá nas redes sociais permanece indisponível há 22 dias.
Clube desconhece motivo do banimento
De acordo com o veredito inicial, o Cuiabá não foi informado sobre o conteúdo específico que teria levado à remoção da sua página. Conforme explicitado no documento, a omissão dos motivos para tal remoção contradiz o que é estipulado pelo artigo 20 da Lei 12.965/2014, que estabelece os princípios e deveres relacionados ao uso da internet no Brasil.
A decisão enfatiza o fato de que o Cuiabá é uma figura pública e utiliza as redes sociais como seu principal meio de comunicação com os seus torcedores. A conta oficial do Dourado, como o clube é conhecido, contava com uma base de 340 mil seguidores no Instagram.
No âmbito esportivo, o próximo desafio do Cuiabá está marcado para o domingo, quando enfrentará o Grêmio pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Buscando se recuperar após três derrotas consecutivas, o Dourado ocupa a 10ª posição na tabela, com um total de 28 pontos.
Instagram não restabeleceu conta do time
Ainda fora do Instagram, o Cuiabá protocola petição visando o aumento da multa diária imposta ao Facebook. Clube já contava com mais de 300 mil seguidores na plataforma, permanece sem contato com torcedores no ambiente digital e também pode ter prejuízo com contratos publicitários.