Saiba o motivo do BBB 24 já ser um SUCESSO DE FATURAMENTO antes mesmo de começar
BBB 24: Globo busca recorde de faturamento com merchandising diversificado. BBB23 chegou a cifras impressionantes de arrecadação!
Que todas as edições do BBB são fonte de lucro para a Globo, ninguém duvida. Mesmo uma edição considerada flopada pelos telespectadores, sempre é lucrativa para a emissora.
Após a polêmica divulgação de que, pela primeira vez, o BBB contará com um voto por CPF, que pode impactar os mutirões que varavam a madrugada e parecem ter eleito alguns azarões em edições anteriores, o BBB24 promete ser o melhor de todos.
Pelo menos, em termos de faturamento. Com cotas de patrocínio expressivas, o público pode aguardar muitas novidades por aí. A seguir, veja todos os detalhes sobre o faturamento do BBB24, que já é sucesso, mesmo antes de começar.
BBB24 promete ser o melhor, em termos de faturamento
Na última segunda-feira (18), a Globo apresentou ao mercado publicitário as oportunidades comerciais do BBB 24, que chegará às telinhas em janeiro de 2024. Com o objetivo de superar o recorde de arrecadação da edição anterior, a emissora tomou uma medida inédita: não estabeleceu limites para a venda de cotas de patrocínio, abrindo espaço para um maior número de interessados.
O pacote completo, com 120 páginas, revela a abordagem da Globo. Anteriormente, a emissora tinha limitado o espaço disponível para três cotas principais (Big, Camarote e Brother). No entanto, com a crescente demanda do mercado, nos últimos anos, a empresa optou por remover essas restrições, resultando em uma arrecadação repleta de surpresas.
BBB23: arrecadação chegou a R$1 bilhão
Em 2023, a Globo conquistou 13 patrocinadores masters e 40 ações de merchandising, totalizando 53 contratos fechados, um recorde desde a estreia do programa no Brasil, em 2002, com uma arrecadação de, aproximadamente, R$ 1 bilhão. A meta é superar esse valor na próxima edição.
Todas as cotas sofreram um aumento de preço, em média, de 9%. A Cota Big, a mais valorizada, agora está precificada em R$ 114 milhões para os patrocinadores, garantindo exposição em todas as mídias onde o BBB 24 estará presente. No ano anterior, o valor era de R$ 102 milhões.
A Cota Camarote, que oferece menos exposição na TV aberta, mas uma presença mais marcante no digital, teve seu valor elevado para R$ 87,4 milhões, em comparação com R$ 80,2 milhões da edição anterior. Por fim, a Cota Brother, a mais acessível e que proporciona uma ação exclusiva durante um momento crucial do reality show, passou de R$ 15,6 milhões para R$ 20,6 milhões.
Novas cotas de patrocínio para BBB24
Além das cotas principais, a Globo reintroduziu a cota de Top de 5 segundos por dia. Para a nova temporada, o canal lançou a cota Confronto, que concede o direito à marca de abrir a transmissão do programa nas segundas-feiras, quartas-feiras e domingos, por R$ 42,6 milhões. A cota Decisões, válida para as terças-feiras, quintas-feiras, sextas-feiras e sábados, também tem o mesmo valor.
A fim de aumentar ainda mais seus lucros, a Globo criou oportunidades de patrocínio para produtos utilizados dentro da casa do BBB. Um exemplo interessante é o patrocínio para a escova de dentes elétrica, que requer um investimento de R$ 9,7 milhões para que a marca tenha seu produto dental utilizado pelos participantes do programa. O mesmo valor se aplica a empresas de desodorantes, como já ocorreu na edição anterior.
A Globo concedeu prioridade às empresas que anunciaram no BBB 23 até o próximo dia 5 de outubro, caso desejem renovar seus contratos. Após essa data, qualquer espaço disponível será negociado diretamente com novos interessados.
O BBB 24 está agendado para iniciar em 8 de janeiro e encerrar em 16 de abril de 2024, com um total de 100 episódios, mantendo a tradição dos últimos anos. A direção de núcleo continua nas mãos de J.B. de Oliveira, o Boninho, e a apresentação fica a cargo do jornalista Tadeu Schmidt.