ESTAS PESSOAS já podem fazer um SAQUE na CAIXA! Você está na lista?
Caixa Econômica libera saque para categoria específica. Será que você está entre os contemplados? Entenda aqui.
A Caixa Econômica Federal liberou saque para uma categoria específica com o objetivo de proporcionar alívio financeiro e tranquilidade para estas famílias.
Para receber os valores é preciso preencher determinados requisitos e estar com a documentação solicitada em dia.
Continue lendo para saber como realizar o saque na Caixa.
Caixa libera saque para categoria específica: entenda
O saque do FGTS por calamidade já está disponível para os moradores de Lajeado, no Rio Grande do Sul, que foram afetados pela enchente nos dias 4 e 5 de setembro. A partir desta terça-feira (19), é possível solicitar essa liberação por meio do aplicativo de celular FGTS da Caixa Econômica Federal.
Os moradores das áreas atingidas no município, conforme os endereços identificados pela Defesa Civil Municipal, têm até o dia 6 de dezembro de 2023 para solicitar o saque. É importante ter saldo em uma conta do FGTS e não ter efetuado um saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses. O valor máximo que pode ser retirado é de R$ 6.220,00.
Como efetuar o saque
Ao fazer a solicitação, o beneficiário pode indicar uma conta no próprio banco ou em qualquer outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo adicional. Além do saque pelo aplicativo, os servidores da Caixa estão à disposição na agência Agro, localizada na avenida Benjamin Constant, número 341, próximo ao Colégio Madre Bárbara, para auxiliar os moradores de Lajeado a realizar o saque de FGTS por calamidade.
A Prefeitura de Lajeado elaborou um levantamento com os nomes das ruas e logradouros dos imóveis atingidos pela cheia. Com base neste relatório, a Caixa autorizou o saque para os afetados. Você pode conferir a lista de ruas e logradouros cujos moradores têm direito ao benefício aqui.
O procedimento para sacar é o seguinte:
- Se você ainda não possui o aplicativo do FGTS, faça o download na loja de aplicativos do seu celular.
- Abra o aplicativo, faça o cadastro e, se necessário, acesse “Meus saques,” selecione “Outras situações de saque,” depois “Calamidade pública” e preencha com “Lajeado.”
- Envie os documentos necessários: foto do documento de identidade e comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da declaração de calamidade.
- Escolha a opção para creditar o valor em uma conta bancária (que pode ser da Caixa ou não) e envie a solicitação de saque.
- O prazo para análise e crédito em conta, caso o saque seja aprovado, é de cinco dias úteis.
Informações sobre a documentação:
- São aceitas carteira de identidade, carteira de habilitação e passaporte como documentos de identificação.
- O comprovante de residência em nome do trabalhador pode ser uma conta de luz, água ou outro documento recebido pelo correio, emitido até 120 dias antes da declaração de calamidade.
- Se o comprovante estiver em nome do cônjuge ou companheiro(a), é necessário apresentar a Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável.
Antecipação do Bolsa Família
O Governo Federal e a Caixa anteciparam o pagamento do programa Bolsa Família para 97 municípios do Rio Grande do Sul, atingidos pelo ciclone extratropical. Os beneficiários receberam seus pagamentos adiantados na segunda-feira, 18/09, independentemente do final do NIS. Famílias que recebem o benefício pelo Caixa Tem, em conta Poupança Social Digital, podem movimentar os valores pelo aplicativo, sem a necessidade de visitar uma agência bancária.