GANHE DINHEIRO VIAJANDO! Como trabalhar como COMISSÁRIO DE VOO?

Veja tudo sobre a profissão de comissário de bordo. De salário a funções específicas e também detalhes sobre o treinamento.

Mais do que simplesmente servir refeições durante o voo, os comissários de bordo ou comissários de voo, desempenham um papel crucial na segurança das operações aéreas.

São eles que interagem com os passageiros para assegurar a tranquilidade do voo, assim como oferecem suporte aos pilotos tanto em situações rotineiras quanto de emergência.

Anualmente, diversas empresas lançam processos seletivos visando preencher posições de comissário de voo.

A seguir, conheça os requisitos, a rotina e os salários associados a essa profissão.

comissário
Créditos: Reprodução/Envato

Como se tornar comissário de bordo?

Para ingressar na carreira de comissário de bordo, é necessário cumprir os seguintes critérios:

  1. Ter 18 anos de idade.
  2. Concluir o Ensino Médio.
  3. Possuir fluência na língua portuguesa.
  4. Obter o CMA (Certificado Médico Aeronáutico) de 2ª classe.
  5. Completar um curso de formação de comissário em uma instituição autorizada.
  6. Ser aprovado em um exame de conhecimentos administrado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Após ser selecionado por uma empresa, o candidato deverá realizar um curso específico voltado para a aeronave em que irá atuar. Posteriormente, ele participará de um estágio prático e um exame final. Caso seja aprovado, a empresa solicitará à Anac a habilitação profissional, o que culminará na emissão do Certificado de Habilitação Técnica (CHT), habilitando-o formalmente para atuar em voos.

A partir de 2024, algumas dessas exigências serão modificadas. Por exemplo, não será mais necessária a formação em um centro de instrução aprovado, já que o treinamento será conduzido internamente pela empresa. Os candidatos deverão comprovar sua competência técnica para obter a permissão de exercício da função.

Quais os tópicos abordados?

O conteúdo do curso de formação de comissários engloba áreas como:

  • Navegação aérea;
  • Meteorologia;
  • Regulamentação e legislação;
  • Habilidades interpessoais;
  • Medicina aeroespacial;
  • Procedimentos de emergência a bordo;
  • Técnicas de sobrevivência em ambientes habitados e não habitados;
  • Noções básicas de primeiros socorros;
  • Conceitos gerais sobre aeronaves.

Perspectivas de mercado

Além de atuarem em companhias aéreas, os comissários podem encontrar oportunidades em:

  • Empresas de transporte offshore (em helicópteros que prestam serviços a empresas petroleiras).
  • Funções administrativas, envolvendo gerenciamento de equipes, regulamentações e treinamentos.
  • Setor de táxi aéreo.
  • Aviação executiva, em aeronaves particulares.
  • Empresas fabricantes de aviões, para participar de voos de demonstração, por exemplo.

Como é a rotina de trabalho?

De maneira geral, as responsabilidades dos comissários abrangem:

  • Garantir o abastecimento de refeições e bebidas antes do voo;
  • Verificar o estado dos equipamentos de segurança a bordo;
  • Notificar os pilotos em caso de suspeita de atividade criminosa;
  • Agir em situações de emergência, lidar com passageiros indisciplinados e responder a atos ilícitos;
  • Executar os serviços de bordo;
  • Supervisionar o embarque e desembarque dos passageiros;
  • Transmitir as instruções de segurança aos passageiros;
  • Acompanhar o processo de embarque e desembarque;
  • Participar regularmente de cursos de segurança da aviação, os quais exigem a apresentação de certidões criminais negativas de órgãos como a Polícia Civil e a Polícia Federal;
  • Garantir a segurança operacional e pessoal de todos a bordo.

A realidade além do glamour

Apesar de parecer glamourosa, como a vida dos comissários que passam dias viajando pela Europa, essa realidade se aplica a um número limitado de profissionais. Além disso, nem sempre há tempo para desfrutar desses destinos.

Mesmo nas folgas, não é garantido que haja oportunidade para explorar locais turísticos. Muitas vezes, os comissários são designados para locais com menos atrações ou em regiões com infraestrutura limitada.

Geralmente, leva um certo tempo até que um comissário seja escalado para voos internacionais. De acordo com Clauver Castilho, secretário-geral do SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas), a maioria das operações ocorre dentro do Brasil.

Nos momentos em que não estão voando, os comissários de bordo frequentam treinamentos para garantir a segurança das operações.

Salários e outros detalhes da profissão

No Brasil, a remuneração média de um comissário de voo é de aproximadamente R$ 6.252,19 por mês. Esses números são provenientes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego, atualizados até junho de 2023. O salário é composto por uma parte fixa e outra variável, que pode variar, de acordo com as horas de voo.

Atualmente, há cerca de 10.606 comissários de voo empregados no Brasil, dentro de um grupo de 10.863 indivíduos habilitados para exercer a profissão. A maioria das licenças emitidas (totalizando 6.672) é destinada a operar aeronaves da família Airbus A320, de acordo com a Anac.

Apenas 81 comissários possuem habilitação para operar helicópteros no país. A aeronave em questão é o Sikorsky S-92, com capacidade para transportar até 19 pessoas.

As mulheres compõem 70,8% do total de comissários com licenças válidas atualmente, enquanto os homens correspondem a 29,2% do total.

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