DE NOVO? Globo DESISTE de mais uma novela
Emissora já havia voltado atrás quanto à outra atração; envolvidos na produção da Globo teriam ficado bastante chateados.
A Rede Globo parece estar passando por um momento de insegurança. Isso porque, em menos de um mês, a emissora carioca já voltou atrás em pelo menos duas produções.
Há tempos o canal vem reformulando sua forma de trabalhar. Se antes ele estabelecia contratos longos, caros e determinando exclusividade, agora tem priorizado contratações por projetos.
Além disso, a Globo tem inserido novos programas, reformulado outros já existentes e até mesmo cancelado novelas no meio de suas produções.
Veja o que aconteceu desta vez.
Trocas de última hora
No final do mês passado, a mídia inteira recebeu uma notícia que veio como uma bomba: uma novela global, já em fase de produção, foi cancelada pela emissora.
Sabe-se que a gigante carioca é conhecida pelo seu trabalho de excelente qualidade e também por sua consistência. Logo, desistências do tipo surpreendem profissionais da área, imprensa e o público.
O caso ocorreu com a novela de Lícia Manzo. O País de Alice viria no horário das 18h, substituindo o remake Elas por Elas.
Embora não tenha havido uma nota oficial por parte do canal televisivo, o motivo supostamente seria porque a alta direção considerou a trama um tanto elitista, de difícil compreensão. Além disso, acharam o enredo arrastado e com diálogos muito longos.
A obra de Lícia Manzo já tinha tido sua sinopse aprovada e o roteiro já estava sendo escrito. Mário Teixeira, autor de Mar do Sertão (2022-2023), foi escalado para criar uma nova novela.
Globo corta mais uma
Contudo, não foi só dessa vez que a Globo desistiu no meio do processo. Agora, a emissora voltou atrás quanto ao remake de A Viagem.
A novela, que foi um estrondoso sucesso no horário das 19h na época em que foi transmitida, já estava com sua nova versão com alguns capítulos gravados. Assim, a nova decisão teria deixado chateados muitos profissionais envolvidos no projeto.
A proposta inicial era que a produção fosse veiculada no horário nobre das 21h. Inclusive, muitos artistas estariam interessados em participar de seu elenco.
O motivo para o súbito cancelamento é que, por um consenso comercial, a direção acredita que A Viagem não terá o mesmo sucesso de antes ou de outros remakes, como o fenômeno Pantanal (2022).
Além disso, acredita-se que a produção foi somente interrompida e que ainda será retomada no futuro. Contudo, o que parece estar sendo falado nos bastidores é que não há nenhuma chance de que a obra ganhe nova versão.
É importante destacar que a ideia do remake não era algo novo. Seu desenvolvimento estava sendo planejado há mais de três anos.
A Viagem foi um sucesso incontestável na segunda vez que foi trazido ao público, entre 11 de abril e 22 de outubro de 1994. A versão dos anos 90 já era um remake da obra homônima de Ivanir Ribeiro, veiculada pela TV Tupi entre 1975 e 1976.
A novela de 1994 trouxe gigantes da dramaturgia em sem elenco, como Christiane Torloni, Antônio Fagundes, Miguel Falabella, Laura Cardoso e Guilherme Fontes.