Lei de Trânsito vai inovar: VOCÊ SABE O QUE VAI SER ALTERADO?

Mudança no trânsito deve afetar muitos motoristas e vias importantes do país; alteração foi aprovada por ministro

Uma nova determinação assinada pelo ministro dos Transportes vai trazer alterações significativas no trânsito e na vida de milhares de brasileiros.

Como se sabe, modificações relacionadas às leis de trânsito devem ter sempre especial atenção da população, sobretudo daqueles que dirigem, pois uma única mudança pode representar uma nova infração ou maiores problemas relacionados à carteira de motorista.

Assim, veja a seguir a novidade relacionada às leis de trânsito.

image 25
Nova modificação em lei de trânsito afetará milhares de condutores em principais vias do país – Foto: Victor Sánchez Berruezo via unsplash.com

Mudanças no trânsito

O trânsito sofreu mais uma alteração. Recentemente, dívidas e exames toxicológicos para determinadas categorias já representaram informações novas para as quais os motoristas precisam atentar.

Desta vez, a importante modificação está sendo feita na maior cidade do país, São Paulo. De forma a evitar infrações e penalidades e garantir a segurança em estradas e vias públicas, é de suma importância que condutores e pedestres se atualizem sobre a nova determinação.

Recentemente, o ministro dos Transportes Renan Filho assinou documento determinando a ampliação da já existente faixa azul. Tal via é destinada preferencialmente a motocicletas.

A medida visa ampliar o já bem sucedido programa que proporcionou uma diminuição significativa de acidentes e óbitos.

Implantação de faixa azul iniciou em 2022

Não é de hoje que a faixa azul para motociclistas está em vigor. Inicialmente implantada em 2022, a faixa em questão veio como resultado de estudos realizados ao longo de vários anos.

Primeiro, a via preferencial foi inserida na 23 de maio, importante avenida localizada na capital paulista.

Com resultados bastante satisfatórios e, por isso, motivadores, a ideia foi expandida para a Avenida dos Bandeirantes, entre outras avenidas, também apresentando reduções de acidentes, inclusive com resultado zerado para situações fatais.

Vale destacar que as faixas azuis precisam seguir padrões determinados pela Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran), como larguras mínimas condicionadas aos limites de velocidade do local onde são inseridas.

Renan Filho, ministro dos Transportes, tem intenção de levar a faixa azul para outras localidades do país, inclusive procurando estabelecer os padrões dessas vias de forma a ter sua identidade preferencial facilmente identificada pelos motoristas e pedestres.

Motivos para implantação do modelo

É importante salientar que as faixas azuis não tem caráter exclusivo às motocicletas, mas sim de preferência. As vias, demarcadas entre as faixas 1 e 2 – geralmente utilizadas pelos motocicletas -, permitem que o condutor das motos trafegue de maneira segura e disciplinada, além de não comprometer sua dinâmica.

O modelo das faixas azuis veio após o exponencial crescimento do tráfego de motos nas ruas, sobretudo com o aumento do fluxo de entregas ocasionado pelas restrições impostas na época da pandemia de Covid-19.

Estendendo para os dias de hoje, o programa confere segurança aos motociclistas. Segundo o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, as faixas azuis proporcionaram a preservação das vidas desses condutores e ainda trouxeram nenhum registro de mortes nos locais onde foram implantadas, em um ano de sua implementação.

você pode gostar também