Você cadastrou seu CPF na FARMÁCIA? Então você precisa SE INFORMAR AGORA

Veja o que fazer quando seu CPF é vazado em uma farmácia; empresas podem ser punidas

Deixar os dados pessoais é sempre uma situação complicada para as pessoas, não é mesmo. Muitos vazamentos de CPF estão ocorrendo ultimamente, deixando muitas pessoas preocupadas com a segurança pessoal.

O medo de perder a proteção é cada vez mais constante para aqueles que fornecem dados do CPF nos diversos locais que frequentam, como supermercados, farmácia e muitos outros.

image 26
Reprodução / Free Pik

É importante dizer que muitos CPF estão sendo utilizados para arquitetar golpes. Tem sido comum pedir empréstimos para pedir empréstimos em instituições financeiras. Muitos aposentados estão sofrendo com isso, inclusive.

No entanto, a situação nas farmácias é ainda mais perigosa e delicada. Ao expor os dados do CPF para comprar medicações, a pessoa acaba perdendo uma grande parcela de sua privacidade.

De acordo com a Lei Geral de Proteção da Dados (LGPD), as farmácias devem proteger os dados dos usuários. Se uma farmácia fornecer o CPF de um cliente para terceiros, ela será severamente punida mediante a lei.

Com isso, é necessário dizer que a punição pode variar de acordo com a decisão dos órgãos reguladores.

Se uma farmácia acabar descumprindo, ela poderá ser punida com severidades como advertências, exclusão de dados e suspensão de operação, além de multas que poderão ser pesadíssimas.

Órgão fala a respeito de vazamento de CPF

A Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD), soltou um comunicado em que diz que a proteção de dados de cada pessoa é algo que diz muito a respeito sobre quem viola o CPF do trabalhador. Ter a privacidade destruída pode fazer mal para muitas pessoas.

“As respostas dos grupos farmacêuticos confundiam conceitos e princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e foi possível notar falta de preparo dos grupos no que diz respeito à temática de privacidade e proteção de dados”, declarou a ANPD em nota oficial.

Já o Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) foi bastante sucinto ao falar sobre a quebra de privacidade no que tange proteção de dados.

“O próprio desconto [em medicamentos] pode limitar a liberdade do consumidor para decidir ceder ou não as suas informações. Descontos não são irregulares, mas a imposição de preços mais elevados para consumidores que não fornecem seus dados é”, disse o IDEC.

Portanto, se você fica com seus dados expostos, preste bastante atenção, afinal de contas as farmácias não poderão mais repassar os seus dados adiante.

Desta forma, é necessário dizer que a violação do CPF do cliente pode acarretar seríssimas punições para as farmácias do nosso Brasil varonil.

Se você se sente exposto por conta de alguma ligação recebida ou algum vazamento de sua privacidade, fique esperto e garanta que você terá o direito de se proteger de eventuais ataques com o seu CPF.

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é considerado um dos documentos mais importantes dos brasileiros, ao lado do documento de identidade.

Desta forma, é importante dizer que o CPF é algo estritamente pessoal e não dá o direito de ser vazado. Inclusive, a dica é sempre proteger bastante o seu CPF, como por exemplo evitar de usá-lo em chaves pix e muitas outras situações.

você pode gostar também