FLOPOU! Novela FRACASSA na audiência em todo o país e emissora TOMA ATITUDE!

Emissora apostou em novela que prometia muito mas, flopou. Entenda quais medidas serão tomadas para resolver o fracasso de audiência

Novela flopada é um verdadeiro desastre para a audiência de qualquer emissora.

Agora foi a vez de um folhetim que tinha tudo para arrasar…ver os números desabarem!

A queda acentuada sempre gera alvoroço internamente, com diferentes soluções para resolver o caso.

Será possível recuperar os pontos perdidos na audiência? E qual seria essa novela que prometia tanto…e entregou tão pouco?

Continue lendo e saiba tudo sobre esse caso

novela flopou
Novela flopa e emissora toma atitude drástica. Créditos: Reprodução/Envato

Prometeu tudo e…flopou!

A reprise da novela “Rebelde” (2004-2006), que foi um fenômeno nos anos 2000 e deu origem à banda pop RBD, tem enfrentado dificuldades significativas de audiência. Os problemas estão levando o SBT a tomar medidas drásticas para tentar contornar a situação.

Desde o início de junho, a novela voltou ao ar, porém, devido aos índices baixos de audiência, a emissora decidiu cortar pesadamente os episódios, condensando três capítulos em apenas um. Esse corte tem aumentado nos últimos dias, e a previsão é que a edição continue, principalmente em outras capitais além de São Paulo.

Prejuízo afeta outros programas

Um dos principais motivos para os cortes é o prejuízo que a reprise de “Rebelde” tem causado ao programa vespertino da emissora, o Fofocalizando. Com o objetivo de preservar o programa e atrair mais audiência, a novela tem sofrido edições significativas, chegando a perder cerca de 27 minutos de cada episódio que é condensado para a exibição.

Além disso, cenas que poderiam ser consideradas densas ou politicamente incorretas nos dias atuais também estão sendo atenuadas para evitar problemas com a classificação indicativa.

Os números de audiência têm sido uma preocupação para o SBT, já que desde a estreia da reprise, “Rebelde” tem mantido uma média de 3,0 pontos na Grande São Paulo, que é a principal referência para o mercado publicitário.

Embora esse índice não seja considerado tão ruim para o atual momento da emissora, o grande problema é que a novela recebe com 4 pontos da reprise de “Chiquititas” (2013-2015) e entrega apenas 2 pontos para o Fofocalizando, que é exibido em seguida.

Números baixíssimos

A situação é ainda mais delicada em outras capitais brasileiras. No Rio de Janeiro, por exemplo, a reprise de “Rebelde” tem alcançado apenas 1,9 ponto de média até o momento. Já em locais como Recife, a situação é ainda mais grave, com a novela marcando índices muito baixos, chegando a marcar traço de audiência, o que é extremamente raro para uma emissora de grande porte como o SBT. Em Porto Alegre, “Rebelde” também tem registrado audiência abaixo de um ponto por vários minutos.

Essa queda acentuada na audiência tem gerado descontentamento entre as afiliadas, que, a pedido da rede, adiantaram sua programação local para exibir a novela. As afiliadas costumavam obter um bom índice de audiência no horário das 14h, com a exibição de atrações próprias, mas a reprise de “Rebelde” não tem conseguido manter esse padrão.

Shows do RBD: marketing não funcionou

Para tentar aproveitar a expectativa gerada pelos shows do RBD no Brasil, que estão previstos para acontecer em novembro, o SBT investiu na exibição de “Rebelde”, pagando um valor adicional ao contrato que já possui com a Televisa, produtora da trama mexicana. No entanto, mesmo com essa estratégia, os resultados não têm sido satisfatórios.

Além de “Rebelde”, o SBT também escalou a novela “Meu Pecado” (2009), estrelada por Maite Perroni, uma das integrantes do RBD, para ser reprisada no fim da tarde a partir desta segunda-feira (31).

você pode gostar também