Campanha POLÊMICA com Elis Regina VALEU A PENA? Saiba mais
A Inteligência Artificial está, cada vez mais, no foco de polêmicas e questionamentos sobre suas aplicabilidades.
Suas múltiplas possibilidades ainda estão sendo conhecidas pelo grande público, mas já chamam atenção pelo ineditismo e impacto que proporcionam.
No cinema, na música ou em campanhas publicitárias, a surpresa é certa quando a IA entra em cena. Proporcionando reencontros nas telonas, covers improváveis e, até mesmo, encontros geracionais, a tecnologia vem mostrando do que é capaz.
Nesse contexto, recentemente, Elis Regina apareceu em um filme publicitário inédito, levantando polêmicas sobre diferentes temas.
Será que essa campanha foi boa para as vendas da marca em questão? Entenda tudo sobre o caso e tire suas próprias conclusões…
Volkswagen reuniu filha e sua mãe já falecida
Em comemoração aos 70 anos da Volkswagen, uma campanha institucional trouxe a surpreendente imagem gerada por inteligência artificial, reunindo Elis Regina e sua filha Maria Rita.
Cantando a música “Como nossos Pais” a plenos pulmões, cada uma ao seu volante, mãe e filha causaram impacto em imagens emocionantes e surpreendentes.
Emocionante, o vídeo mostrava as duas protagonistas dirigindo dois modelos de automóveis da marca: Elis em uma Kombi antiga e, sua filha, no moderno ID.Buzz, o novo modelo elétrico, que ainda será lançado no mercado brasileiro.
É importante recordar que a célebre cantora Elis Regina morreu em 1982, aos 36 anos. Na época, sua filha Maria Rita havia completado apenas 4 anos. Ou seja, esse encontro de gerações jamais seria possível, sem o recurso da tecnologia.
A iniciativa provocou uma série de reações, incluindo opiniões cheias de emoção, mas também gerou muita polêmica sobre os limites da Inteligência Artificial.
Entre críticas e elogios, será que a campanha inusitada conseguiu impulsionar a visibilidade da marca ou aumentar as vendas?
Campanha polêmica aumentou busca pela marca
Segundo pesquisa da plataforma de marketing Tunad, a busca pela marca Volkswagen aumentou de forma expressiva, crescendo 105% entre 1º e 4 de julho, após o lançamento da campanha publicitária.
Mesmo com a circulação prévia na mídia digital, e toda a repercussão anterior ao anúncio, a primeira exibição do comercial na TV, em 9 de julho, ainda conseguiu impulsionar as buscas pela marca no Google, aumentando a procura pela palavra “Volkswagen” em surpreendentes 1.546%.
O estudo também revelou que as buscas pela saudosa cantora Elis Regina passaram de 8.839 pesquisas no dia 1º para 94.209 pesquisas em 4 de julho, alcançando um expressivo crescimento de, 965%.
Cesar Sponchiado, CEO da Tunad, enfatizou o impacto da campanha: Ele disse que além das emoções suscitadas pela oportunidade única de assistir Elis Regina cantando com sua filha, Maria Rita, a campanha colocou a Volkswagen em evidência.
Cesar ainda destacou que a elevação de 1.546% nas buscas, após a veiculação na TV demonstra a força das telinhas, mesmo em uma era com predominância dos meios digitais.
Além do sucesso nas buscas online, a campanha também recebeu ampla atenção da imprensa, com 676 matérias identificadas entre 4 e 6 de julho. A média de audiência dos veículos que abordaram o assunto alcançou mais de 3 milhões de acessos, incluindo sites, blogs e jornais.
Estes números expressivos comprovam o alcance significativo e o interesse gerado pelo comercial da Volkswagen, que celebra seus 70 anos de história com uma proposta inovadora e emocionante.