Exercícios para quem tem bico de papagaio na lombar: Saiba aqui!
Se você tem um problema na coluna lombar, mais especificamente bico de papagaio, provavelmente quer saber quais exercícios para quem tem bico de papagaio na lombar são os mais indicados.
Saiba que o bico de papagaio corresponde à presença de osteófitos, que são crescimentos ósseos em torno ou numa articulação.
Trata-se de uma reação do osso à degradação da cartilagem em pessoas que sofrem de artrose.
Portanto, se esse é o seu caso, conversamos com especialistas para saber quais exercícios são recomendados para pessoas com bico de papagaio na lombar.
Agora, lembre-se que as dicas de exercícios listadas aqui não substituem a consulta com seu médico, certo?
O que é bico de papagaio na lombar?
Antes de dar dicas de exercícios para quem tem bico de papagaio na lombar, é importante entender um pouco mais sobre o que é bico de papagaio na lombar.
O bico de papagaio é um crescimento ósseo que se desenvolve ao nível dos ossos, na proximidade das articulações.
O surgimento do bico de papagaio está ligado a uma degeneração da cartilagem, causando assim esses crescimentos, chamados de “osteófitos”.
É uma condição que constitui geralmente uma complicação da artrose, onde os osteófitos estão localizados na borda da articulação doente.
Na verdade, não é o bico de papagaio em si que causa dor, dificuldade em se movimentar ou diminuição da capacidade motora, e sim a evolução da artrose.
Daí a importância de consultar um médico especialista em coluna para justamente minimizar as consequências da artrose.
Exercícios para quem tem bico de papagaio na lombar: quais fazer em casa?
Existem alguns exercícios para quem tem bico de papagaio na lombar que você pode fazer em casa, particularmente para evitar a evolução para um quadro mais grave.
Por isso, separamos aqui algumas dicas:
Alongamento lombar
Deite-se de forma ereta no chão ou em uma superfície firme. Em seguida, estique as pernas e, depois, puxe os joelhos em direção ao peito.
Abrace as pernas, e fique nessa posição por 30 segundos.
Você deve sentir toda a parte inferior das costas encostar no chão e alongar, e para resultados mais eficazes, a dica é usar uma cinta modeladora ao fazer esse exercício.
Elevação da pelve
Deite-se de barriga para cima, deixando os ombros e a parte superior das costas encostados no chão.
Em seguida, eleve toda a região do quadril e da pelve, mantendo o corpo alinhado e reto, descansando os braços esticados e os pés no solo.
O ideal é permanecer nessa posição por 20 segundos, e se possível, faça 3 repetições.
Exercício para a lombar
Sente-se no chão em uma superfície firme, e passe a perna esquerda por cima da direita, apoiando seu cotovelo direito na porta de fora do joelho esquerdo.
Permaneça nessa posição por 10 segundos.
Inverta a posição e repita o exercício com o outro lado, também por 10 segundos.
Repita esse exercício, três vezes de cada lado.
Alongamento com pernas cruzadas
Sente-se em uma cadeira firme com as costas e ombros bem retos, e olhando para frente, mantenha a cabeça reta.
Em seguida, levante a perna esquerda e cruze por cima da coxa direita. Depois, incline seu corpo por cima das pernas, tomando cuidado para deixar a coluna reta.
A ideia aqui é sentir o alongamento dos músculos dos glúteos.
Troque de perna, e repita três séries de cada lado, com duração máxima de 30 segundos.
Portanto, ao praticar esses exercícios para quem tem bico de papagaio na lombar vai perceber que vai sentir menos dores e uma maior facilidade em realizar os movimentos.
Exercícios para quem tem bico de papagaio na lombar: fisioterapia ajuda?
A fisioterapia é bastante útil para tratar bico de papagaio na lombar, e alguns dos tratamentos incluem:
Crioterapia: consiste na aplicação de compressas de gelo e/ou gelo, pois reduz o processo inflamatório, por consequência, a dor na lombar;
Termoterapia: utiliza o calor, que aumenta o metabolismo local e a circulação sanguínea, o que ajuda a diminuir a dor;
Exercícios manuais e massagens: exercícios de alongamento e fortalecimento, assim como massagens;
Ultrassom: o ultrassom tem efeitos térmicos e atérmicos, o que melhora a cicatrização, aumenta o fluxo sanguíneo, bem como a dor.
Para obter melhores resultados, é aconselhável fazer sessões regulares, além de seguir as orientações do fisioterapeuta, em especial quanto às posturas adequadas.
Conclusão
O ideal é combinar os exercícios para quem tem bico de papagaio na lombar com sessões de fisioterapia para alcançar melhores resultados!
Lembre-se de consultar um médico ortopedista para qualquer incômodo sentido na coluna, pois o diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença no tratamento.
Artigo anterior: Qual A Melhor Fórmula Para Bebê? Saiba Aqui!