O que é realidade virtual, aumentada e estendida?

Antes vistas como invenções futuristas, essas tecnologias já são utilizadas por muitas empresas de formas criativas

Antigamente, conceitos como realidade virtual, realidade aumentada e realidade estendida eram vistos como coisas totalmente fora da realidade, dignos de filmes de ficção científica.

No entanto, muitas empresas já utilizam essas tecnologias em suas estratégias, como é o caso dos marketplaces, que usam essas tecnologias para compras online.

Sendo assim, o uso dessas ferramentas vai sendo cada vez mais difundido até que essas tecnologias se tornem parte do dia a dia das pessoas.

Por isso, é fundamental entender como esses conceitos funcionam e como eles podem nos trazer inovações tecnológicas nunca antes pensadas.

O que é realidade virtual?

A realidade virtual (VR) é um ambiente virtual com o qual o usuário pode interagir. É possível acessar mundos de jogos, cenários virtuais e até mesmo conhecer pontos turísticos e históricos no conforto da própria casa.

Entretanto, para que essa tecnologia funcione adequadamente, óculos especiais são utilizados. Assim, o usuário permanece imerso no mundo virtual, sem contato com o mundo exterior. 

Tais aparelhos têm seu controle feito através dos olhos, da cabeça ou das mãos, dependendo do modelo. Isso permite uma interatividade muito maior do que uma imagem, vídeo ou jogo comum.

A realidade aumentada pode, além disso, servir para simulações em ambientes controlados para determinados profissionais (como pilotos de avião, pilotos da fórmula 1 e outros).

O que é realidade aumentada?

A realidade aumentada (AR) segue alguns princípios similares à VR, mas com foco em integrar o ambiente virtual ao mundo real, gerando novas funcionalidades ao usuário.

De fato, talvez o projeto mais conhecido mundialmente envolvendo tecnologias de AR seja o jogo Pokémon Go, produzido pela Niantic em parceria com a Nintendo. Nele, é possível capturar os pokémons que circulam pelos mundos reais, além de batalhar com outros jogadores.

Além disso, diversas outras marcas já incorporaram a tecnologia no seu dia a dia. Muitas empresas de roupas, calçados e acessórios já oferecem filtros para que o usuário se veja utilizando as peças, o que facilita na tomada de decisão.

Um exemplo inovador do varejo no Brasil é o caso da unidade das Casas Bahia da Marginal Tietê, que criou um ambiente de realidade aumentada com um assistente virtual que explica as funcionalidades de seus principais produtos.

Além disso, os próprios filtros do Instagram são exemplos de realidade aumentada, uma vez que é possível mudar a aparência com funcionalidades digitais, e até mesmo modificar os cenários em tempo real para tirar fotos mais bonitas e criativas.

O que é realidade estendida?

Por fim, a realidade estendida (XR) consiste na união entre as tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada, formando um novo conceito muito mais diverso.

Nessa tecnologia, existem diversas soluções que são usadas tanto integrando o mundo real, com uma realidade digital imersiva, quanto usando totalmente um ambiente virtual.

Já existem diversos projetos nesse sentido: companhias turísticas e museus já permitem que os usuários naveguem por localidades históricas enquanto conhecem mais sobre o local através de guias e assistentes virtuais.

Além disso, a área educacional também tem muito a ganhar: com ambientes de aprendizado virtual e com o uso de realidade aumentada na sala de aula, os alunos podem aprender de muitas formas diferentes e reter conhecimento de forma mais fácil.

Vale citar, ainda, as inovações tecnológicas na medicina: é possível fazer simulações e treinamentos para que os profissionais possam praticar, além de usar essas tecnologias para auxiliar na adesão de pacientes a tratamentos médicos.

Pode ser que algumas dessas aplicações ainda demorem a se consolidar, mas, de qualquer forma, os primeiros passos já foram dados — e a cada dia, novas soluções usando VR, AR e XR aparecem.

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