Gostou da SUPERLUA? Em alguns dias o FENÔMENO se repetirá: SAIBA MAIS!
Saiba tudo sobre a nova superlua. Veja quando ela vai acontecer e como se preparar para apreciar – e registrar – esse momento único!
Nesta terça-feira, 1º de agosto, foi possível observar a primeira das duas superluas que ocorrerão neste mês, conforme informado pelo Observatório Nacional, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A partir das 15h31, horário de Brasília, a Lua já estava completamente cheia e visível no céu.
Repleto de romantismo e misticismo, a superlua já é um dos assuntos mais comentados do momento. E o melhor é que este belo fenômeno natural poderá ser visto novamente, ainda este mês. Os especialistas ressaltam que é preciso se preparar para admirar – e registrar – esse momento único. Continue lendo e saiba tudo sobre a nova superlua.
Superlua: lua de esturjão
As superluas acontecem quando a Lua está a 90% de seu perigeu, o ponto de sua órbita mais próximo da Terra. Esse fenômeno faz com que o satélite natural pareça maior e mais brilhante no céu, em comparação com outras luas cheias.
De acordo com o Centro Espacial Nacional do Reino Unido, durante a superlua, a lua poderá parecer cerca de 14% maior e pode estar até 30% mais brilhante
A superlua desta semana também é conhecida como “lua do esturjão”. Esturjão é o nome de um peixe e essa referência tem origem nos povos indígenas dos Estados Unidos. Historicamente, eles perceberam que, nessa época do ano, os grandes peixes de água doce eram facilmente capturados nos Grandes Lagos, de acordo com o The Old Farmer’s Almanac.
Fenômeno pode acontecer até seis vezes ao ano
O Observatório Nacional esclarece que o fenômeno da superlua, que pode ser uma lua cheia ou nova, ocorre de uma a seis vezes por ano, dependendo da distância entre a Terra e a Lua.
A órbita lunar é elíptica, não circular, o que causa variações nessa distância. Em média, a distância entre a Terra e a Lua é de cerca de 382.900 quilômetros. Nesta terça-feira, a superlua estava a aproximadamente 357.530 quilômetros de distância da Terra, segundo informações da Associted Press.
Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional, destaca que em 14 de novembro de 2016, ocorreu a superlua mais próxima da Terra desde 26 de janeiro de 1948, quando a Lua estava a 356.509 quilômetros de distância do nosso planeta. A próxima vez que uma lua cheia se aproximará ainda mais da Terra será em 25 de novembro de 2034.
Superlua: saiba quando vai acontecer de novo
A especialista também ressalta que será possível perceber um tom mais brilhante do que o habitual durante as superluas. Esse fenômeno poderá ser visto em todos locais do planeta, desde que as condições meteorológicas estejam favoráveis. É preciso estar atento aos horários e condições do clima para não perder esse momento único.
A segunda superlua do mês ocorrerá no dia 30 de agosto, a partir das 22h35, horário de Brasília. Essa lua cheia será chamada de “superlua azul”, não porque sua cor será azul, mas sim devido a uma expressão do século 16, que usava o termo “lua azul” para se referir a algo que raramente acontecia. Segundo a Encyclopaedia Britannica, o termo foi adotado para designar a segunda lua cheia em um mesmo mês.