CORRA AGORA para evitar um AUMENTO MONSTRUOSO na sua CONTA DE LUZ
Veja como aumento pode atingir o bolso dos brasileiros; conta vai encarecer em vários estados
A conta de luz é um dos grandes pesadelos dos brasileiros, não é mesmo? Sempre com seus reajustes exacerbados, ficamos de “calça arriada” com relação ao que gastamos, sempre tendo que nos privar de alguns luxos, como o banho morno, a luz ligada até tarde e muitos outros mimos que nos damos.
Desta forma, a notícia que virá a seguir é desesperadora e mexe diretamente com o bolso de todos os brasileiros.
A Aneel aprovou mais um reajuste na conta de luz, e isso poderá ser sentido por todos os brasileiros durante os próximos meses.
Em algumas localidades, o reajuste será tão pesado que irá beirar os 44% em alguns dos locais que serão impactados.
Por exemplo, os estados que contam com cobertura da Equatorial Amapá, responsável pela reprodução da Equatorial Energia, contarão com este aumento de valor nas tarifas de luz.
Desta forma, é importante dizer que os estados em questão, são: Alagoas, Goiás, Pará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Sul.
A Aneel diz que o reajuste na luz é por conta das medidas que foram adotadas nos últimos anos, em especial no período de pandemia, em 2020 e 2021.
Desta forma, é fundamental lembrar que a proposta ainda passará por uma consulta realizada de forma pública, e que se forem aprovados, os reajustes só ocorrerão no dia 13 de dezembro.
No entanto, alguns usuários poderão permanecer isentos do imposto que vai encarecer a luz: tratam-se daqueles que estão inscritos no CadÚnico e pagam tarifa social, como aposentados, PCD’s e aqueles que utilizam aparelhos de energia.
Isso fará com que a conta de luz siga em um valor pagável para a grande maioria dos beneficiados pela tarifa social, sem que eles sejam tão afetados.
Aneel vai realizar consulta pública para baratear a luz
Desta forma, é importante ressaltar que a Aneel pretende realizar uma consulta pública para fazer com que essas contas de luz possam ficar ainda mais baratas, de modo que as pessoas possam permanecer com uma tarifa de energia ainda menor.
Será realizada uma consulta para fazer com que as bandeiras tarifárias passem por uma redução extrema.
É possível que ocorra uma queda de até 36,9% diante de um dos cenários de escassez na luz, lembrando que atualmente o nível nas hidroelétricas é bom, o que faz com que estejamos em uma bandeira verde.
Desta forma, o próprio horário de verão não irá voltar, o que causou uma grande reclamação por parte da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes ( Abrasel ).
“Mas o clamor popular não encontra apoio na área técnica do Ministério das Minas e Energia, que argumenta que não há risco iminente de crise hídrica e energética, um dos argumentos que motivou a implementação da medida em parte do país, em 1985”, declarou a entidade através de um comunicado.
Com isso, é necessário dizer que o horário de verão, que permanece suspenso desde 2019, seguirá sem funcionar neste ano.
Quem respira aliviado com isso são os trabalhadores do Brasil, que não terão de ir com o céu totalmente escuro para trabalhar.