Que HISTÓRIA é essa de DESCONTO DE 50% para APOSENTADOS?
Aposentados, que recebem benefício pelo INSS, podem ter desconto de 50%. Você sabe do que se trata? Leia aqui e fique por dentro.
O momento da aposentadoria é um marco na vida de muitos brasileiros. É o ponto de transição, que marca o fim de uma jornada de trabalho árdua e o início de uma nova fase, repleta de expectativas e desafios.
Para aqueles que contam com a possibilidade de desfrutar dos benefícios oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a aposentadoria pode representar não apenas o merecido descanso, mas também a oportunidade de cuidar da saúde de forma mais acessível, aliviando o peso financeiro das despesas médicas.
A seguir, entenda o projeto de desconto de 50% para aposentados do INSS.
Aposentadoria: tempo de cuidar da própria saúde
Vale ressaltar que a jornada da aposentadoria varia para cada indivíduo, e a transição para essa nova fase da vida pode trazer desafios emocionais e práticos. A espera na fila do INSS por concessão de benefícios é uma realidade enfrentada por muitos, o que destaca a importância de políticas como as que buscam facilitar o acesso a medicamentos e cuidados de saúde.
O momento da aposentadoria não representa apensa o encerramento de uma carreira, mas também a oportunidade de uma vida mais saudável e confortável para aqueles que contribuíram ao longo de sua trajetória.
Aposentado do INSS tem desconto de 50%
A partir desta quarta-feira, o Senado Federal vai considerar um projeto que propõe um desconto de 50% na aquisição de medicamentos para aposentados e pensionistas para aquele que recebem até o teto estabelecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ou seja, até R$ 7.507,49.
O objetivo do governo é auxiliar os aposentados a reduzir seus gastos com medicamentos, conforme delineado pelo Projeto de Lei do Senado (PLS) n. 235/2018, previamente aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) em 2019. Vamos examinar os detalhes desta proposta.
Embora tenha sido arquivado no final da legislatura, em 2019, o senador Paulo Paim (PT-RS) trouxe de volta a iniciativa este ano. Se o projeto for aprovado no Senado, seguirá para a Câmara dos Deputados. E o projeto mantém duas medidas já em vigor no Programa Farmácia Popular, do Sistema Único de Saúde (SUS):
- Distribuição gratuita de medicamentos e subsídio na compra de remédios;
- Oferta de um desconto de 50% sobre o preço de referência de qualquer medicamento para aposentados de baixa renda.
Farmácia Popular: medicamentos com até 90% de desconto
O Programa Farmácia Popular foi criado pelo Governo Federal, em 2004, durante o governo Lula. Este programa tem como objetivo disponibilizar medicamentos gratuitos para tratar diversas condições de saúde, incluindo diabetes, asma e hipertensão. Desde junho de 2023, a iniciativa também oferece descontos em fraldas geriátricas, assim como em medicamentos para condições como dislipidemia, rinite, doença de Parkinson e glaucoma.
Em alguns casos, o Ministério da Saúde cobre a maior parte dos custos dos medicamentos, chegando a até 90%, deixando apenas uma pequena parte a cargo do cidadão. Ao todo, o programa abrange remédios para o tratamento de 11 diferentes doenças.
Para aproveitar os benefícios da Farmácia Popular, basta que o cidadão vá a uma farmácia credenciada e apresente um documento de identificação com foto e o número do CPF, juntamente com a receita médica dentro do prazo de validade.