Muito antes de Barbie: saiba de 5 grandes POLÊMICAS na história do FILME

Antes mesmo que a icônica Barbie ocupasse as telas dos cinemas, a história da sétima arte já foi palco de inúmeras polêmicas que ecoaram ao longo dos anos. 

Dos primórdios do cinema, até os dias atuais, algumas produções cinematográficas causaram controvérsia e impactaram o público e a indústria de maneiras marcantes. 

Nesta matéria, vamos explorar cinco das maiores polêmicas que já sacudiram o sucesso que acabou de estrear, revelando detalhes intrigantes e histórias fascinantes que ficaram para sempre registradas no universo cinematográfico.

Essas polêmicas abrangem desde desafios artísticos e problemas de produção até questões éticas e debates sobre a representação na tela.

Prepare-se para saber tudo sobre essas histórias intrigantes!

Larissa Manoela barbie
Larissa Manoela chocou ao usar colar com pernas de Barbie na pré-estreia do filme. Créditos: Reprodução/Instagram

Polêmicas e curiosidades desde o início das gravações

O aguardado filme da Barbie acabou de estrear, mas desde o anúncio sobre o início das gravações, a produção tem sido motivo de intensas discussões e controvérsias. 

No Brasil, várias tendências e produtos inspirados no filme surgiram, como um colar usado por Larissa Manoela e um acarajé cor-de-rosa que viralizou na internet, que acabaram se tornando alvos de polêmica e debates nas redes sociais. 

As reações dividem opiniões e mostram como o universo da Barbie pode ainda ser fonte de assuntos delicados e discussões acaloradas.

A descrição do esperado filme cor-de-rosa dirigido por Greta Gerwig, protagonizado (e produzido) pela belíssima estrela Margot Robbie, diz que após ser expulsa da BarbieLandia por ser uma boneca de aparência menos do que perfeita, Barbie segue em direção ao mundo real humano em busca da verdadeira felicidade.

Filme arrastou tendência Barbiecore

Com a estreia do filme, diversas tendências relacionadas à boneca mais famosa do mundo ganharam destaque, desde produtos cor-de-rosa que inundaram lojas de diversos segmentos, até coleções inspiradas no icônico ícone da moda que já não se resume ao mundo infantil. 

A expectativa é que o lançamento impulsione ainda mais a marca, e tudo que configura o seu universo, ampliando seu alcance e renovando o interesse do público em todo o mundo. 

A seguir, apresentamos cinco dessas tendências que já deram o que falar antes mesmo da chegada do tão esperado longa-metragem às telonas.

  • Colar de gosto duvidoso
    Durante pré-estreia do live-action, na última terça-feira (18), Larissa Manoela causou alvoroço ao usar um colar feito com pernas de bonecas. A polêmica explodiu nas redes sociais, mas a atriz esclareceu que o acessório é parte do figurino de sua personagem em seu próximo filme, “Traição Entre Amigas”.
    Ela agradeceu o presente da equipe de figurino e afirmou que os fãs ainda verão mais dessa excentricidade na tela gigante do cinema. Beijos de luz, disse a estrela. Essa atitude de Larissa não só deixou os fãs ansiosos para o lançamento de seu novo filme, como também impulsionou debates sobre o uso de acessórios ousados no mundo da moda e do entretenimento.

  • Acarajé cor de Barbie
    Adriana Ferreira dos Santos, vendedora de 45 anos, resolveu aderir à tendência da Barbie e inovou ao preparar um acarajé rosa no subúrbio de Salvador, Bahia. Utilizando anilina comestível sem sabor, coloriu a parte interna do bolinho, o que gerou grande repercussão nas redes sociais.
    A Associação Nacional das Baianas de Acarajé (ABAM) se pronunciou sobre o quitute colorido, considerando-o uma falta de respeito à tradição das baianas e à cultura negra. A presidente da entidade, Rita dos Santos, enfatizou a importância de valorizar o patrimônio nacional e repudiou a ação que considerou uma brincadeira de mau gosto.

  • Molho para Hambúrguer
    O Burger King lançou o Combo BK Barbie, que inclui o Pink Burger, um sanduíche feito com pão brioche, fatia de queijo cheddar saboroso, carne suculenta, bacon em cubos e um molho rosa com sabor defumado. O combo também conta com a Batata do Ken e o Shake da Barbie, uma bebida com sabor de baunilha, Nesquik e donut com cobertura rosa e branca.
    Os produtos são oferecidos em uma caixa exclusiva com tema Barbie, em formato de bolsa. Contudo, clientes que experimentaram o lanche fizeram diversas reclamações. Um dos problemas mencionados é o fato do molho cor-de-rosa ser o mesmo utilizado nos sanduíches do combo do Bob Esponja. Além disso, houve críticas ao nome das batatas fritas, chamadas de Batata do Ken, mas que não apresentam diferença em relação aos acompanhamentos de outras promoções do restaurante.

  • Cinema na Promo?
    A rede Cinemark lançou outro combo que gerou grande repercussão. O kit especial para o filme da Barbie não agradou a maioria dos usuários das redes sociais, graças ao preço elevado. Por R$ 73, os clientes teriam direito a um balde de pipoca, duas bebidas médias ou grandes, uma bala bubbaloo e um copo exclusivo.
    No Twitter, internautas que compraram o copo também expressaram suas insatisfações, principalmente porque a estampa cor-de-rosa com o nome da boneca era apenas uma folha de papel que envolvia o produto, enquanto em outros países, o copo era trabalhado em acrílico texturizado.

  • Avalanche cor-de-rosa
    A enxurrada de produtos com a marca da boneca mais famosa do mundo invadiu lojas de roupas, calçados e até artigos para casa. No entanto, muitas pessoas questionam se realmente vale a pena apostar em tantos itens. “Desculpa perguntar, mas vocês têm certeza de que vão continuar usando todas essas coisas da Barbie depois que essa moda passar?”, indagou Bic Müller no Twitter.
    “Nem mesmo quem se incomodou com sua pergunta provavelmente irá usar esses itens quando a febre passar, amiga. É como quando queríamos comprar os acessórios do Mc Donald’s só porque os participantes do BBB usavam em suas festas”, opinou Sergio Calado, em resposta à repercussão do post original.
você pode gostar também