O FIM DA TV? Saiba TUDO sobre as MUDANÇAS na televisão brasileira
Nos últimos anos, a televisão brasileira tem enfrentado uma série de mudanças que levantam uma questão importante: estaria chegando ao fim a era da TV tradicional?
Com o crescimento das novas tecnologias, a incrível popularidade do streaming, as plataformas digitais e o conteúdo sob demanda, os telespectadores têm cada vez mais opções de entretenimento à sua disposição.
Esse cenário de transformações radicais não apenas desafia a hegemonia das grandes emissoras tradicionais, mas também impulsiona uma busca incessante por estratégias inovadoras.
Aqui a gente te explica e explora, em detalhes, as principais mudanças que vêm ocorrendo na televisão brasileira, ao longo desses últimos anos.
Imagem em 8K
O impacto acontece na esfera das novas tendências no comportamento do público, nas dinâmicas de produção de conteúdo, nas estratégias de distribuição e principalmente na forma de consumo. Estamos diante do fim da TV como conhecemos? Quais mudanças estão por vir? E os impactos vão chegar a todos?
A partir de 2025, os telespectadores perceberão uma mudança radical, ao assistir a Globo, Record, SBT, Band e RedeTV!. A imagem será em 4K e 8K, com som HDR, e o mais chocante: a numeração de canais desaparecerá.
Todas as emissoras já se renderam à facilidade do celular e serão transmitidas por aplicativos, integrando-se de uma vez à internet.
Compras pelo controle remoto
Imagine, então, poder votar no BBB, ou comprar a roupa de uma atriz da novela das nove ou até a camisa do seu time que acabou de ser campeão ao vivo na telinha, diretamente pelo celular, ou melhor, pelo controle remoto da nova TV digital?
Essa novidade, que já está presente em algumas smart tvs, ou aparelhos como TV Box e outros gadgets, que se popularizaram nos últimos anos, vem com força para a TV aberta.
Agora gerenciada por aplicativos, os telespectadores poderão combinar conteúdos e serviços oferecidos pelos canais e internet. Também será possível rever um programa ou retroceder um gol em uma partida de futebol, assim como já acontece na TV paga.
Na última terça-feira (11), o Ministério das Comunicações iniciou um grupo de trabalho para pesquisar e propor regulamentações para a TV 3.0. A expectativa é que a proposta esteja pronta até o final do próximo ano, para começar a funcionar no Brasil já em 2025.
As mudanças prometem revolucionar como vivenciamos a televisão e expandir as possibilidades de entretenimento para os telespectadores.
Especialista afirma que a medição da audiência também vai mudar
A TV Digital 3.0 também pode provocar impacto na forma como medimos a audiência. Segundo o professor da ESPM e consultor de empresas de comunicação, Fernando Morgado, em entrevista ao Site Natelinha, da UOL, a chegada dessa nova tecnologia levantará questões sobre mudanças na medição de audiência.
De acordo com o especialista, a TV 3.0 permitirá a publicidade direcionada, além de oferecer uma qualidade de imagem ainda melhor. Isso significa que cada aparelho poderá mostrar comerciais diferentes, de acordo com o perfil do telespectador. Essa ultra segmentação tornaria a televisão ainda mais parecida com a internet, onde esse tipo de personalização de conteúdo já é comum.
Durante muito tempo foi natural dizer que o rádio acabaria com os jornais escritos, o grande meio de comunicação da época, e que a chegada da TV acabaria com o rádio, assim como a TV à cabo extinguiria de vez a TV aberta.
A internet, finalmente, acabaria com tudo, reinando sozinha. Nada disso aconteceu. Uma mídia complementa, reforça e aprofunda a outra, não a exclui. A internet não acabou com a Televisão, mas está aperfeiçoando todos os seus processos.